Canil Municipal instala casinhas para cães comunitários no Santo Afonso, em Novo Hamburgo, RS

Canil Municipal instala casinhas para cães comunitários no Santo Afonso, em Novo Hamburgo, RS
Foto: Jade Guimarães /PMNH

O Canil Municipal de Novo Hamburgo, em parceria com a Cooperativa Univale, instalou seis casas para cães comunitários no bairro Santo Afonso. O local escolhido foi a Rua Eldorado, um dos pontos de descarte de cães mapeados no município. As casinhas foram produzidas com materiais coletados no Ecoponto.

A comunidade tem colaborado e ajudado a cuidar dos cães abrigados na rua. “Temos moradores que cedem os pátios de suas casas para deixar a casinha dos cachorros”, comenta a diretora do Canil Municipal Fátima Ferreira.

Semanalmente, o Canil tem castrado cachorros desta região para controle populacional de animais.

O secretário de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura, ressalta que o abandono de animais na cidade é intenso todos os dias. “O Canil recolhe animais de rua em situação de risco (atropelados, doentes, filhotes, fêmeas prenhas e/ou com filhotes). O trabalho que viemos desenvolvendo para os animais saudáveis abandonados é a castração e a instalação de casinhas comunitárias, tendo a ajuda da comunidade para monitorar. O canil é um abrigo temporário, temos uma capacidade de lotação.”

Além das casinhas, já foram instaladas placas de conscientização sobre o abandono na cidade e a secretaria segue com o trabalho de mapeamento de outros pontos do município para a distribuição de materiais.

Fonte: Revista News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.