Cinco burros são encontrados mortos no Parque Nacional do Vale da Morte, nos EUA

Cinco burros são encontrados mortos no Parque Nacional do Vale da Morte, nos EUA
Burros selvagens andam por estrada das Montanhas Panamint, no Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia. Foto: Mitch Gage/National Park Service

Autoridades federais abriram uma investigação depois que cinco burros selvagens foram encontrados baleados e mortos no Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia, no início desta semana.

Em um comunicado à imprensa na quinta-feira (13), os funcionários do parque deixaram claro que é ilegal disparar uma arma em um parque nacional e disseram que as carcaças abandonadas dos animais “também colocam em risco a vida selvagem nativa, que acaba ingerindo chumbo tóxico ao se alimentar dos animais mortos”.

Os burros selvagens têm origem africana, de acordo com o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos. Eles não são nativos da América do Norte e são considerados uma espécie invasora.

A população deles cresce a uma taxa de aproximadamente 20% ao ano, competem por recursos escassos com os animais nativos, como os carneiros selvagens, e podem danificar a vegetação local, diz o serviço.

Embora os administradores de áreas públicas estejam trabalhando para remover os animais, o comunicado que divulgaram à imprensa explica que os cinco burros mortos não faziam parte de nenhum esforço interno de remoção.

“Os funcionários do parque afirmam que essas ações irresponsáveis não são justificadas”, continua o comunicado.

As autoridades pediram que qualquer pessoa com informações sobre as mortes entre em contato com a linha de denúncias do Serviço Nacional de Parques, agência do governo americano responsável pela gestão dos parques nacionais do país.

Levados por Cristóvão Colombo

Os burros selvagens foram originalmente levados para a América do Norte por Cristóvão Colombo em 1495, de acordo com a entidade.

Durante a Corrida do Ouro, foram os exploradores mexicanos que levaram os animais para a Califórnia.

Muitos deles acabaram depois abandonados ou escaparam, e são estes os ancestrais da população invasora de hoje.

Em 2022, o Serviço Nacional de Parques estimou que havia mais de 4.000 burros no Vale da Morte.

O serviço trabalhou com a Agência de Administração de Terras, do Ministério do Interior dos Estados Unidos, para reunir alguns dos burros e colocá-los para adoção ou à venda.

Em 2019, houve uma onda de assassinatos de burros no Deserto de Mojave, onde fica parte do Parque do Vale da Morte, com 42 burros encontrados ilegalmente mortos a tiros perto da fronteira entre os estados da Califórnia e Nevada, ao longo de vários meses.

Os burros do Deserto de Mojave, ao contrário dos do Vale da Morte, são protegidos pela Lei dos Cavalos e Burros Selvagens Livres e, portanto, não podem ser mortos, perseguidos, capturados ou marcados.

Por Rebekah Riess e Zoe Sottile

Fonte: CNN Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.