Esperança para elefanta solitária do Paquistão à medida que sua realocação está quase pronta

Esperança para elefanta solitária do Paquistão à medida que sua realocação está quase pronta
FOUR PAWS

Desde a trágica morte do elefante Noor Jehan no Zoológico de Karachi, no Paquistão há um ano, a elefanta africana Madhubala sofre de solidão, sendo seu único companheiro um pneu velho.

Agora, a sua realocação está ao nosso alcance: após um atraso devido a mudanças políticas no Paquistão, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado por representantes da organização global de bem-estar animal FOUR PAWS e da Karachi Metropolitan Corporation (KMC), permitindo substanciais obras de melhoria no Karachi Safari Park que já foram iniciadas. A mudança de Madhubala e o reencontro com as suas duas irmãs elefantes, Malika e Sonia, servirão como um marco, refletindo o compromisso do Paquistão em promover o bem-estar animal.

Uma equipe de especialistas da FOUR PAWS está de volta a Karachi para supervisionar o trabalho de melhoria no Safari Park, depois que os acordos anteriores relativos ao futuro de Madhubala se tornaram obsoletos e os esforços foram interrompidos devido a uma mudança de governo em 2023. Madhubala está em confinamento solitário desde a morte de seu companheiro Noor Jehan. O confinamento solitário teve um forte impacto em sua condição mental, sendo o tédio seu maior fator de estresse. Portanto, é fundamental que o treinamento na gaiola – que visa ensiná-la a entrar sozinha na caixa de transporte – desperte seu espírito e desafie não apenas suas habilidades físicas, mas também cognitivas.

“Desde que o Memorando de Entendimento foi assinado, temos trabalhado incansavelmente em conjunto com as partes interessadas em Karachi para realocar rapidamente Madhubala, mas as melhorias abrangentes levam algum tempo. Madhubala fez grandes progressos até agora e com o treinamento restante, estamos garantindo que ela esteja totalmente preparada para a transferência de duas horas do Zoológico de Karachi para o Karachi Safari Park. Embora o longo tempo de solidão tenha deixado algumas cicatrizes emocionais, Madhubala está se adaptando bem e curiosa sobre os esforços de preparação. Já é hora de ela experimentar mais alegria novamente e uma vida digna de um elefante”, – Dr Amir Khalil, veterinário da FOUR PAWS.

“Estamos gratos às autoridades responsáveis em Karachi por finalmente abrirem o caminho para a realocação de Madhubala. O Memorando de Entendimento assinado garantirá a segurança e o bem-estar dos três elefantes africanos restantes no Paquistão. A solidão de Madhubala chegará ao fim em breve e estamos ansiosos para vê-la prosperar em sua nova casa. É um dos principais pilares do trabalho da FOUR PAWS garantir que encontremos soluções sustentáveis a longo prazo para melhorar a vida do maior número possível de animais, juntamente com as nossas partes interessadas locais e a rede global. Este é outro passo importante para melhorar o bem-estar animal no Paquistão”, afirma Josef Pfabigan, CEO e presidente da FOUR PAWS.

Uma casa apropriada para a espécie com muitos enriquecimentos

Um critério obrigatório para a transferência de Madhubala para o Karachi Safari Park é a melhoria das condições de vida dos três elefantes de acordo com os padrões internacionais. A FOUR PAWS forneceu recomendações e está supervisionando a implementação eficaz das melhorias necessárias. No futuro, um grupo de trabalho independente irá monitorizar a manutenção contínua e o cumprimento das condições de vida adequadas à espécie dos elefantes. A área designada de santuário de 5,2 acres dentro do Karachi Safari Park passará por extensas melhorias para se preparar para a realocação de Madhubala. Os recintos dos elefantes terão elementos água para banho, cuidados com a pele e termorregulação. Além disso, enriquecimentos como redes de feno, substratos variados como solo, areia, argila e serragem, são fornecidos para Madhubala se banhar de poeira, bem como um local para esconder novos itens para incentivar a coleta de alimentos. A área é protegida por cercas à prova de elefantes.

Aqui você pode ler mais sobre o trabalho da FOUR PAWS para elefantes no Paquistão até agora.

FOUR PAWS se tornou ativa no Paquistão em 2020, com o espetacular resgate do elefante Kaavan.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Four Paws


Nota do Olhar Animal: Pela informações disponíveis, o Karachi Safari Park é outro local onde os animais ficam expostos ao público. Ainda que possa oferecer melhores condições para a elefanta, ela e os demais animais continuarão sofrendo com o impacto da visitação pública, evidenciado em todos os zoológicos durante a pandemia da Covid.

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.