Justiça proíbe venda de animais domésticos em vias públicas do DF

Justiça proíbe venda de animais domésticos em vias públicas do DF
Venda de animais domésticos nas intermediações da Feira dos Importados (foto: Geison Guedes/Esp. CB/D.A Press)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) proibiu a venda de animais domésticos em vias, praças e nas intermediações da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A decisão partiu da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, em razão de uma Ação Popular ajuizada por uma moradora da capital contra a prática. A pessoa que for flagrada comercializando os animais está sujeita a multa no valor de R$ 10 mil. Segundo o juiz Carlos Frederico Moroja, que analisou o caso, a exposição de animais de procedência desconhecida afeta tanto os seres humanos quanto os animais. “Não se pode negar que submeter cães, gatos ou outros animais à exibição para a venda em gaiolas em vias públicas, representa inequívoco tratamento cruel”, afirmou o magistrado.

O juiz determinou ainda que os órgãos públicos competentes façam fiscalização de modo a coibir a venda ilegal desses animais nas vias públicas. A sentença é em decorrência de uma liminar proferida em abril de 2018.

Defesa

O Governo do Distrito Federal afirmou que não há provas de que os órgãos públicos competentes não faça a fiscalização e que a compra e venda de animais ocorre em área particular. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) destacou que não constatou comércio de animais no local indicado (Feira dos Importados) e que tem “adotado medidas de defesa e proteção da fauna”.

Fonte: Correio Braziliense


Nota do Olhar Animal:  A venda em vias públicas é um agravante em relação aos abusos e maus tratos cometidos por quem cria, vende e compra animais “de estimação”. Veja o mal causado a estes animais em https://olharanimal.org/voce-faz-questao-de-um-cao-de-raca-pense-duas-vezes/ e em https://olharanimal.org/gatos-claro-mas-por-que-de-raca/. Sem falar na coisificação do animal tornado mera mercadoria, que acaba repercutindo na forma como são tratados.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.