Mais de 140 aves são apreendidas na região de Mogi das Cruzes, SP

Mais de 140 aves são apreendidas na região de Mogi das Cruzes, SP
Em Suzano, 54 aves foram resgatadas pelo Grupamento de Proteção Ambiental - FOTO: Luana Bergamini/Secop Suzano

Desde o último sábado (6) mais de 140 aves silvestres foram apreendidas em três cidades da região. Os crimes ambientais foram registrados em Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. No total foram apreendidas 147 aves de diferentes espécies.

A maior apreensão foi registrada em Mogi, onde a Polícia Ambiental encontrou 80 pássaros silvestres na terça-feira (9), no bairro Vila da Prata. Segundo informou a PM, os animais estavam em condições de maus-tratos, sendo mantidos em gaiolas em um cômodo com cerca de 2,40 metros quadrados e com pouca ventilação.

Dentre as espécies havia 69 canários da terra verdadeiro, 10 coleirinhos e um coleirinho baiano. Todos foram enviados ao Parque Ecológico do Tietê (Cetras), em São Paulo. Até o momento, ninguém foi detido e a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) de Mogi deve abrir inquérito.

Suzano

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), dispositivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, especializado em crime contra o meio ambiente, também localizou 54 aves silvestres em uma propriedade na rua Expedicionário Fernando Antonio do Nascimento, no Jardim Santa Rita, bairro do distrito de Palmeiras no último sábado (6).

“No total, foram encontrados 11 coleirinhos, quatro bigodinhos, três azulões, 14 trinca-ferros, um pássaro preto, um sabiá laranjeira, quatro tico-ticos, três curiós, um papa-capim-preto-e-branco e um sporophila sp”, especificou em nota a GCM.

Na ocasião, o morador do local que não tinha autorização para a criação de pássaros foi encaminhado para a Delegacia Central de Polícia para registro de Boletim de Ocorrência (B.O.). Já na segunda-feira (8), as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, na Grande São Paulo.

Ferraz

Na Vila Jurema, em Ferraz, foram encontradas na segunda-feira (8) 12 aves silvestres com registro de maus-tratos. De acordo com a GCM, o morador não tem autorização para manter os animais, que foram levados para a sede da guarda.

Por Geraldo Campos

Fonte: Portal News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.