Operação flagra maus-tratos contra animais em várias residência na região de Belém, PA

Operação flagra maus-tratos contra animais em várias residência na região de Belém, PA
Cachorro resgatado na Grande Belém — Foto: Agência Pará

A Polícia Civil do Pará, através da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), em parceria com a Polícia Científica do Pará e a Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), realizou a “Operação Verão Animal” para apurar denúncias de maus-tratos contra animais feitas através do disque-denúncia em toda a Região Metropolitana de Belém.

A ação iniciou nesta quarta-feira (12) e contou com um efetivo de 20 policiais civis, divididos em quatro equipes e quatro peritos. “Uma denúncia recebida via 181 era de que o animal de uma residência sofria maus-tratos. Nossa equipe chegou até o local, no bairro da Cidade Nova 8, em Ananindeua, e a dona da casa informou que o animal morreu na semana passada. O tutor foi intimado para prestar esclarecimentos na delegacia e a investigação acontecerá no sentido de verificar se essa morte foi em decorrência de maus tratos ou não. Conforme a situação, um inquérito policial pode ser instaurado para responsabilizar os tutores por esse crime contra o animal”, informou Alberone Lobato, delegado da Demapa.

Cachorro desnutrido for resgatado pela operação — Foto: Agência Pará
Cachorro desnutrido for resgatado pela operação — Foto: Agência Pará

Já em outra residência, também na Cidade Nova 8, uma das equipes resgatou uma cachorrinha que estava trancada em uma residência em situação de maus-tratos. Ela foi alimentada e levada para a sede da Demapa, na Capital. A tutora do animal não estava na residência. O processo seletivo possui etapas de caráter eliminatório e/ou classificatório.

“O balanço da Operação Verão Animal foi considerado positivo já que nós verificamos 41 denúncias feitas pelo 181 ou presencialmente, sendo que dessas 11 terão inquéritos instaurados e quatro foram de termos circunstanciados de ocorrência. Nós recebemos cerca de 300 denúncias em média, por mês. Esse volume é muito grande e com essas operações nós tentamos zerar o banco de denúncias da delegacia”, destaca o Delegado Dilermano Tavares, diretor da Demapa.

Muitos cachorros foram encontrados nas áreas externas das residências, como não haviam sinais de violência, os tutores foram apenas orientados a manter os animais dentro de casa.

As denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo disque-denúncia, 181, ou presencialmente na Demapa, que fica localizada na Avenida Augusto Montenegro, 155.

Além das denúncias, a Demapa recebe doações de ração para cães e gatos. Durante as operações, alguns animais que estão em situação de vulnerabilidade recebem esses alimentos doados.

Fonte: g1