Prefeitura de Macaé (RJ) transforma cuidado com os animais em disciplina escolar

Prefeitura de Macaé (RJ) transforma cuidado com os animais em disciplina escolar
Agora, cuidar bem dos animais vai virar disciplina escolar em Macaé (Foto: Divulgação)

Agora, cuidar bem dos animais vai virar disciplina escolar. A determinação é da lei nº 4.799/2021, sancionada pelo prefeito Welberth Rezende e publicada no Diário Oficial do município na quinta-feira (14). O ato inclui, em caráter complementar, no currículo das escolas municipais o tema “Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal”, já para o próximo período letivo. A legislação na íntegra pode ser encontrada aqui.

Segundo a lei, de autoria do vereador Rafael Amorim, a Secretaria Municipal de Educação ficará responsável pela definição da metodologia de introdução do tema no currículo escolar municipal. O documento ressalta ainda que as escolas privadas também poderão incluir essa temática nos respectivos componentes curriculares, caso desejem.

A secretária municipal de Educação, Eliane de Araújo, ressalta que o cuidado com os animais é de extrema importância. “O bichinho de estimação tem uma ligação direta com a criança. Elas desenvolvem noções de companheirismo, cuidado e responsabilidade. Expressam afetividade com mais facilidade e respeito, o que muito facilita em seu desenvolvimento pedagógico e social”, explicou Eliane.

Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal é o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos e atitudes voltadas para a inclusão dos animais, de modo que a garantia que seus interesses básicos sejam respeitados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à saúde ambiental, subsistência da qualidade de vida e desenvolvimento socioambiental.

Entre outras questões, a lei defende o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do meio ambiente e seu equilíbrio, compreendendo a defesa e proteção dos animais como um valor inseparável do exercício da cidadania.

Quanto aos princípios básicos da temática, o destaque vai para reconhecer que os seres humanos interagem com outros animais e que suas ações têm um profundo impacto na vida destes e do meio ambiente e desenvolver e multiplicar ações e atitudes de compaixão, proteção, respeito e responsabilidade pelos animais.

Fonte: Portal Viu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.