Vergonhoso! Japão adiciona ursos na lista de animais sujeitos ao abate subsidiado

Vergonhoso! Japão adiciona ursos na lista de animais sujeitos ao abate subsidiado
Crédito da Imagem: Brad Doerksen/Shutterstock

Em resposta a um aumento nos ataques de ursos em todo o Japão, o governo anunciou planos para adicioná-los à lista de animais elegíveis para abate com subsídios estatais. Entretanto, essa decisão gerou controvérsias, com defensores instando por uma abordagem mais compassiva na gestão da vida selvagem.

O painel de especialistas do Ministério do Meio Ambiente recomendou a implementação de um zoneamento claro para delinear os habitats dos ursos e separá-los dos povoamentos humanos, com o objetivo de manter uma população equilibrada de ursos. Embora essa estratégia seja crucial para mitigar os conflitos, o anúncio sobre subsídios para abate de ursos, do Ministro do Meio Ambiente, Shintaro Ito, tem levantado preocupações entre os conservacionistas.

O Japão vem testemunhando um aumento significativo dos ataques de ursos, com 198 incidentes relatados apenas no ano fiscal de 2023, resultando em 219 vítimas, incluindo seis mortes. Essa tendência alarmante suscitou pedidos de ação, mas Yuko Murotani, chefe da Sociedade de Ursos e Florestas do Japão, enfatiza a importância de priorizar a coexistência em vez do abate.

A organização Murotani coletou mais de 14.000 assinaturas que se opõem à política de abate, defendendo soluções que se concentram na preservação do habitat e na separação entre humanos e ursos. Com os ursos pardos habitando Hokkaido e ursos negros asiáticos encontrados em 33 províncias, é crucial que se adotem medidas que respeitem os habitats desses animais ao mesmo tempo que garantem a segurança humana.

Por Trinity Sparke / Tradução de Maryana Zorzal

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.