Vídeo denuncia maus-tratos a animais no curral municipal de Vitória da Conquista, BA

Vídeo denuncia maus-tratos a animais no curral municipal de Vitória da Conquista, BA

O Curral Municipal de Vitória da Conquista, localizado a cerca de 12 km da zona urbana de Vitória da Conquista, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Militar, na BA-262, continua recebendo denúncias de maus-tratos, crueldade e mortes desnecessárias de cavalos, apesar da Prefeitura de Vitória da Conquista ter anunciado mudanças no início do ano.

Um terceiro vídeo, só este ano, feito por um morador vizinho ao curral, mostra cadáveres de animais mortos, com sinais de que agonizaram.

Os animais que são resgatados em vias públicas no município de Vitória da Conquista através da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), são encaminhados para um curral que fica às margens da BA 263. A prefeitura afirma que no local eles tem água e capim.

A Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB – Vitória da Conquista encaminhou no ano passado, o Ofício 0752/2022, solicitado pelo ativista da causa animal, Vítor Quadros, ao Secretário de Serviços Públicos do Município de Vitória da Conquista – BA, Kairan Rocha Figueiredo, solicitando o agendamento de uma reunião, mas a prefeitura ainda não atendeu o pedido. O documento foi assinado pela presidenta da OAB/Conquista, Luciana Santos Silva e Mariana Régis Biurrum, Presidente da Comissão de Defesa e Proteção Animal OAB – Vitória da Conquista

A OAB, entidades protetoras dos animais e ativistas, querem discutir com a prefeitura as seguintes pautas:

  • Quantidade de equídeos apreendidos e reavidos para auxiliar na doação;
  • Importância de palestras semestrais para os carroceiros, com participação de associações protetoras, sendo obrigatório para os que prestam serviço para a PMVC;
  • Microchipagem dos animais e cadastro com dados do tutor;
  • Apresentação de modelo de cartilha;
  • Emplacamento das carroças;
  • Melhor atendimento das denúncias pelo whatsapp;
  • Regulamentação da apreensão de carga viva.

A prefeitura disse em janeiro que ia firmar uma parceria entre o poder público municipal, UniFTC, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária vai propiciar um melhor cuidado com os animais de grande porte apreendidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Diariamente, os animais que estiverem no curral municipal teriam suas condições de saúde avaliadas pela equipe da faculdade.

População pode informar

A Sesep informou ainda que mantém uma equipe em constante ronda pelas ruas e avenidas de Vitória da Conquista, à procura de animais de grande porte abandonados e a população também pode informar se encontrar algum nas vias públicas. Basta entrar em contato com a Sesep pelos telefones (77) 3424-7009 e (77) 3424-7010.

Fonte: Blog do Caique Santos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.