Ativistas dos direitos dos animais são absolvidos de campanha de perseguição causadora de alarme ou angústia grave

Ativistas dos direitos dos animais são absolvidos de campanha de perseguição causadora de alarme ou angústia grave

Tom Wainwright e Owen Greenhall representaram dois ativistas dos direitos dos animais que tinham feito ação contra a indústria da vivissecção e o tratamento de cães da raça Beagle criados para serem utilizados em experimentos com animais. Após um julgamento de cinco semanas no Cambridge Crown Court (Côrte da Corôa de Cambridge), ambos foram unanimemente considerados inocentes de “Perseguição causadora de alarme ou aflição grave” e de “Interferência nas relações contratuais de modo a prejudicar uma organização de pesquisa animal”

Os réus protestavam contra a utilização e o uso dos beagles criados na Marshall Bio Resources Acres (MBR), em Cambridgeshire, e seu transporte para várias instalações de experimentação animal em todo o Reino Unido pela Impex Services International. Além disso, os réus estavam investigando a prática de crimes de crueldade contra animais na indústria, através de dispositivos de localização em veículos e de espionagem.

Na sequência de uma operação à paisana da polícia de Cambridgeshire, os réus foram detidos e acusados de infrações contrárias ao artigo 4A da Lei de Proteção contra o Assédio de 1997 e ao artigo 145 da Lei sobre o Crime Organizado Grave e Ato Policial de 2005, com base no fato de que as suas ações foram assédios causadores de estresse grave ou angústia ao proprietário da Impex em ainda, tinham o objetivo de fazê-lo romper o seu contrato com a MBR.

Após um longo julgamento, que envolveu uma análise pormenorizada dos dados do celular, dispositivos eletrônicos, de argumentos jurídicos novos e complexos, o júri absolveu de forma unânime os dois réus de todas as acusações.

Por Tom Wainwright e Owen Greenhall / Tradução de Mariana Aprile Bittencourt

Fonte: Garden Court Chambers

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.