Baleias-jubarte em mar do sul da Bahia — Foto: Milton Marcondes/Projeto Baleia Jubarte

Baleia-jubarte é encontrada morta na praia de Plataforma, em Salvador

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta em uma praia no bairro de Plataforma, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, os pescadores da região rebocaram o animal até a costa.

VÍDEO: Vídeo: baleia é encontrada morta na praia de Platafoma, em Salvador

Ainda não há detalhes sobre a baleia e a causa da morte. O projeto informou que, por conta da distância entre a sede, que fica em Praia do Forte, e a praia onde o animal foi encontrado, o nível da maré impossibilitou a remoção da baleia nesta quinta.

Uma equipe vai ser deslocada para retirar o animal da praia na sexta-feira (30).

Temporada de baleias

Uma estudo do Projeto Baleia Jubarte, que acompanha há 30 anos o período reprodutivo dos animais, estima que cerca de 20 mil baleias jubarte devem passar pelo litoral da BA na temporada de reprodução.

Segundo o projeto, a temporada ocorre entre os meses de julho e novembro. Elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e se aproximam do litoral brasileiro por causa das águas quentes. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.