Cachorro é resgatado após ficar 20 horas preso em prédio que desabou parcialmente e corre risco de ruir em Fortaleza; vídeo

Cachorro é resgatado após ficar 20 horas preso em prédio que desabou parcialmente e corre risco de ruir em Fortaleza; vídeo
O cão foi visto na janela do quarto andar do prédio que desabou na Maraponga, em Fortaleza — Foto: Arquivo pessoal

Um cachorro ficou preso no último andar do prédio que desabou parcialmente no Bairro Maraponga, em Fortaleza, no fim da tarde do sábado (1º) e foi resgatado na manhã deste domingo (2), cerca de 20 horas após o incidente. Agentes do Corpo de Bombeiros entraram no edifício, que corre o risco de desmoronar totalmente, e retiraram o animal, numa ação que durou oito minutos.

VÍDEO: Cachorro é resgatado após ficar 20 horas preso em prédio que desabou parcialmente

Além do cachorro, os agentes fizeram o resgate de dois pássaros que estavam dentro de uma gaiola. “Ainda bem que eu coloquei eles na gaiola, porque eles ficam dentro de casa soltos” disse o dono dos pássaros que logo após receber a gaiola, colocou os animais no ombro e os beijou. Para fazer os resgates, os bombeiros usaram uma escada comum, colocara da lateral do edifício.

VÍDEO: Cachorro é resgatado após ficar 20 horas preso em prédio que desabou parcialmente

Os bombeiros usaram uma escada convencional para resgatar o cachorro em Fortaleza — Foto: Almir Gadelha/SVM
Os bombeiros usaram uma escada convencional para resgatar o cachorro em Fortaleza — Foto: Almir Gadelha/SVM

O prédio residencial teve a estrutura danificada após colunas de sustentação romperem e o edifício cair por volta das 17h deste sábado (1º), esmagando o térreo. Alertados por estalos, os moradores das 16 unidades deixaram o local a tempo e ninguém se feriu. De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza e o Corpo de Bombeiros, há risco real do imóvel desabar completamente a qualquer momento. Outras 12 casas vizinhas ao edifício tiveram danos e os moradores foram evacuados.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que equipes de Engenharia e de Salvamento da instituição foram ao local no início desta manhã “para avaliar tanto as condições estruturais da edificação que colapsou parcialmente”, como também “a viabilidade de fazer alguma incursão no imóvel para fins de busca e resgate”.

Avaliação

Antes do resgate, o coronel Wagner Maia, do Corpo de Bombeiros, informou que foi feita uma avaliação “para verificar qual a maneira mais segura de retirar o animal. A gente precisa fazer sem expor o homem. Esta edificação está condenada, pode colapsar agora, enquanto a gente conversa, amanhã ou nunca colapsar”, alertou.

Ainda segundo ele, “foi verificado que a estrutura, pilares e vigas, estão rompidos e isso desabilita qualquer operação em adentrar a edificação. É muito arriscado. Então, a gente está estudando várias maneiras de fazer esse resgate”, afirmou.

Somente depois desta avaliação, homens do órgão entraram no prédio utilizando uma escada convencional.

Moradores ficaram apreensivos e em silêncio durante o resgate no Bairro Maraponga, em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/SVM
Moradores ficaram apreensivos e em silêncio durante o resgate no Bairro Maraponga, em Fortaleza. — Foto: Almir Gadelha/SVM
‘Ele vai pular’

Moradores relataram que o cão não apareceu pela janela, e nem latiu, na manhã deste domingo (2), mas era improvável que ele tivesse conseguido sair do local. Nas imagens registradas por uma câmera de celular, é possível ver o animal na janela do quarto andar e os moradores gritando assustados. “Ele vai pular, ele vai pular”, diziam.

Evandro Silva, morador do prédio, acredita que o cachorro possa ter ido a outro apartamento, por isso não foi mais visto ou ouvido até o resgate. “O que pode ter acontecido é ele ter ido pra outra residência porque está aberto lá”, disse.

Ainda no sábado (1), outra equipe do Corpo de Bombeiros estava no local à noite e um dos agentes afirmou que soube através dos policiais militares que o animal poderia não estar mais no apartamento. Mesmo com a dúvida, o agente informou que não ia subir porque, além da escada magirus estar quebrada, a ação poderia colocar em risco a vida dos profissionais.

VÍDEO: Parte de prédio desaba na Maraponga

Sobre isso, o coronel Wagner Maia não confirmou se o equipamento está ou não danificado, mas explicou porque ele não poderia ser usado para o resgate do cachorro. “Não é nem escada estar ou não quebrada, porque a mobilidade dela é bem difícil. É uma coisa que a gente está quase descartando, porque é um equipamento grande, para ser usado em edificações muito altas, e provavelmente não se aplicaria aqui. Mas a gente está estudando as possibilidades mais simples e mais eficientes.

Tentativa de resgate

Na madrugada, um morador invadiu a área isolada e correu em direção ao prédio para tentar pegar o animal, mas foi impedido por policiais e bombeiros. Moradores e curiosos gritavam com os agentes pendido para eles salvarem o cachorro.

O Presidente da Sociedade Protetora Ambiental do Ceará, Márcio Sousa, esteve no local e informou que recebeu várias mensagens sobre a situação do animal. “A gente tentou contatar o Corpo de Bombeiros e não se sabe se houve ou não o resgate. A população inteira disse que o cachorro está no quarto andar e os policiais militares disseram que foi removido, mas não sabemos”, lamentou o protetor.

Por Bárbara Sena e Germano Ribeiro, G1 CE

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.