Cerca de 100 gatos vivem em área desativada de penitenciária em Salvador

Cerca de 100 gatos vivem em área desativada de penitenciária em Salvador
Gatos eram cuidados e alimentados pelos detentos, que foram transferidos para outras unidades. Crédito: Reprodução/TV Bahia

Cerca de 100 gatos estão vivendo no pátio do pavilhão desativado do Presídio Salvador, no Complexo da Mata Escura. Segundo a Secretaria de Administração Penitência e Ressocialização (Seap), os animais viviam na mata, se reproduziram e entraram no local. Eles passaram a ser cuidados pelos detentos “como se fossem animais domésticos”.

Após a desativação do pavilhão, os presos foram transferidos para outras unidades e os gatos ficaram abandonados no local. Segundo a TV Bahia, pessoas que trabalharam na cadeia dizem que o número de animais chega a 400 e que eles estão passando fome.

Em nota, a Seap informou que atualmente o bichos são alimentados com o apoio das ONGs, que vem promovendo a castração gradativa deles.

“A Seap vem envidando esforços junto com a sociedade civil, órgãos municipais e estaduais a fim de resolver a questão dos gatos no Presídio Salvador. Em razão desse esforço, acreditamos que a situação deve ser resolvida pelos órgãos competentes até a conclusão da reforma do pavilhão”, diz o texto.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informou ao CORREIO que já visitou o local e se certificou de que não há zoonoses nos felinos, além disso, orientou os tutores para evitar a proliferação e transmissão de doenças para os detentos, bem como a realização de castração para controle populacional. O CCZ também oferta vacina antirrábica anualmente para os animais no local.

Já a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), por meio da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), que é responsável pela castração de animais, informou ao CORREIO que é necessário que um tutor leve os animais para realizar o procedimento. O serviço é gratuito para a população.

Como castrar animais em Salvador

O responsável pelo animal deverá portar o seu RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água.

Há também a possibilidade de agendar o procedimento para o castramóvel e clínicas conveniadas através do e-mail [email protected].

Fonte: Correio 24horas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.