Choques e animais caídos: denúncia de maus-tratos em rodeio é investigada em Venâncio Aires, RS

Choques e animais caídos: denúncia de maus-tratos em rodeio é investigada em Venâncio Aires, RS
Registros chegaram à ONG Amigo Bicho, que também publicou as fotos na sua página do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires está investigando uma denúncia de suspeita de maus-tratos a animais. A queixa foi feita pela ONG Amigo Bicho, que procurou o órgão depois de receber fotos que supostamente mostram bovinos sendo maltratados durante um rodeio realizado em Linha Cerro dos Bois, no último fim de semana.

Segundo a tesoureira da ONG, Nais de Andrade, a entidade recebeu fotos e um vídeo enviados por uma pessoa que estava no local. “Nós não temos o poder de averiguar, mas precisamos nos posicionar e ajudar, por isso procuramos as autoridades responsáveis para investigar.”

Na segunda-feira, 4, a Amigo Bicho publicou, na sua página do Facebook, fotos que mostram alguns animais caídos. Há, ainda, um vídeo, que, conforme Nais, mostra uma pessoa dando choques nos animais. “É um método cruel, de uma pessoa usando um equipamento com choque. Os animais ficam assustados, em pânico, se derrubam. As imagens mostram que não estão bem, uma situação de extremo estresse.”

Nais opinou ainda sobre a tradição dos eventos como rodeios. “Sabemos que são importantes na nossa cultura e são eventos para a família, que ninguém instiga a violência, nem nada disso. Mas podem ocorrer exageros e, nesse caso, os animais não estavam bem.”

A assessora administrativa da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Ludwig, confirmou que a denúncia chegou à pasta no início da semana. “Houve denúncia à Semma, que está apurando as informações recebidas, bem como ouvindo os envolvidos na situação. É de fato isso que neste momento temos que fazer: receber a denúncia e escutar as partes, o que o setor de fiscalização está fazendo”, informou ela.

CTG rebate

O rodeio do fim de semana foi promovido pelo Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Lenço Branco, de Linha Cerro dos Bois. Procurado pela reportagem, o patrão, Jonas Heinen disse que não compactua com maus-tratos e que irá se manifestar por meio de nota oficial, nas redes sociais.

Conselho de Proteção Animal

A denúncia também chegou ao Conselho Municipal de Proteção Animal. Segundo a presidente, Kátia Diedrich, o grupo fará uma reunião nesta sexta-feira, 8, para oficializar seu posicionamento. “Dar choque em animais? Isso não pode acontecer. Alguém vai ter que ser punido, porque esse tipo de situação não pode continuar”, destacou Kátia.

Por Débora Kist

Fonte: Folha do Mate


Nota do Olhar Animal: Procedimentos considerados “normais” nos rodeios também são extremamente danosos para os animais. Como, por exemplo, o uso de bridão e freio, conforme mostra o artigo abaixo. O uso de sedém, esporas e barrigueiras idem e, aliás, foram recentemente considerados como maus-tratos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Além dos danos físicos, há também os psicológicos, causados não só pela inflição de dor, mas pelo ambiente hostil dos rodeios, com música alta, fogos, iluminação forte, alarido do público, etc. Fazer parte o não da “cultura” não justifica a barbárie dos rodeios. O avanço do processo civilizatório passa pelo fim dos rodeios e de todas as formas de exploração dos animais.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.