Delegacia autua homem em flagrante por prender pit bull com corda de um metro em MS

Delegacia autua homem em flagrante por prender pit bull com corda de um metro em MS
Pit bull de um ano estava preso com uma corda que o impedia de ter mobilidade adequada. (Foto: Decat)

Homem foi autuado em flagrante por manter um pit bull, de um ano, preso em uma casa na rua Pirituba, no bairro Guanandi, em Campo Grande (MS), sem dar condições adequadas. O animal estava em um local sujo e estava preso por uma corda com menos de um metro de comprimento.

Ao Campo Grande News, o titular da Decat (Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais), delegado Maércio Barboza, afirma que o tutor chegou a ser notificado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), para que adequasse o ambiente da casa para abrigar o cachorro.

“É um caso bem emblemático, o tutor foi notificado há algum tempo atrás pelo órgão do CCZ, para fazer as adequações quanto ao modo de criação do animal. Ou seja, não manter o animal amarrado, naquelas circunstâncias, com a corda super curta, que dificultava ou impedia que o animal pudesse se locomover, o que pode acarretar em problemas de mobilidade e comportamento.”

Além disso, diz, o ambiente estava sujo, o que pode trazer doenças ao animal. Posteriormente à notificação inicial, foi feita vistoria na residência, mas ainda havia irregularidades. “Ele não tinha se adequado, o animal estava exposto ao sol e chuva, continuava preso. A delegacia compareceu no local e foi caracterizado maus-tratos.”

Barboza explica que médico-veterinário vinculado ao CCZ vai emitir laudo do animal, que foi recolhido, para avaliar as condições de saúde, que podem ter sido afetadas pela forma de criação. “Causa sofrimento, debilidade física, além de agressividade e outros fatores comportamentais”, completa o delegado.

Confira a galeria de imagens:

Por Guilherme Correia

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.