Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar no litoral leste do Ceará

Filhote de peixe-boi é resgatado após encalhar no litoral leste do Ceará
Equipe da Aquasis faz atendimento a peixe-boi encalhado na Praia de Uruaú, no Ceará — Foto: Divulgação/Aquasis

Um filhote de peixe-boi foi resgatado após encalhar na Praia de Uruaú, em Beberibe, litoral leste do Ceará, na tarde desta quinta-feira (25). Moradores do local acionaram uma equipe do Instituto Aquasis, que fez o resgate. O animal é um macho e está bem.

Em vídeos divulgados por integrantes do instituto é possível ver a equipe na faixa de areia fazendo o trabalho de hidratação do animal sob o olhar de curiosos que passavam pelo local. Após o primeiro atendimento, o animal deve ser transportado para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), da Aquasis, em Iparana, no município de Caucaia.

De acordo com Mikael Holanda, membro da Aquasis, o filhote pode ter se perdido da mãe após ser levado pela correnteza até a praia. “Isso é muito comum aqui no Ceará, principalmente, tendo em vista a degradação de estuários e regiões abrigadas, onde as mães têm condições de dar os primeiros cuidados aos filhotes e, inclusive, ensiná-los a nadar. Quando a fêmea de peixe-boi-marinho dá à luz no mar, as condições do ambiente acabam separando o filhote da mãe e, perdido, ele acaba sendo levado pelas ondas até a praia”, explica.

Mikael lembra ainda que o peixe-boi-marinho é um animal costeiro, ou seja, vive próximo à costa e não em grandes profundidades, e que a Aquasis faz um trabalho de educação ambiental em parceria com as comunidades costeiras para que, em casos como esse, o resgate seja realizado o mais rápido possível.

Peixe-boi é resgatado em praia do Ceará — Foto: Divulgação/Aquasis

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.