Justiça por Surubim! Protetores denunciam ação cruel contra cão praticada em posto de combustível de Petrolina, PE

Justiça por Surubim! Protetores denunciam ação cruel contra cão praticada em posto de combustível de Petrolina, PE

Defensores da causa animal entraram em contato com o Portal Preto no Branco neste sábado (03) para denunciar um caso de maus tratos. Conforme os projetos Oxente e Cactus Pet, na noite dessa sexta-feira (02) um cão comunitário foi retirado de forma agressiva de um posto de combustível do bairro Rio Corrente, em Petrolina, no sertão de Pernambuco.

Em um vídeo, supostos funcionários do estabelecimento aparecem puxando o cachorro por uma corrente que está amarrada no pescoço do animal. O cão “Surubim”, como é carinhosamente chamado, foi colocado em um veículo de grande porte, e retirado do local.

“JUSTIÇA POR SURUBIM. Segundo informações, o proprietário do posto é mandante dessa atrocidade. Surubim, cão comunitário, foi levado dessa maneira. O dono do posto deve se achar DEUS, deve pensar que está acima do BEM e do MAL. Precisamos achar o SURUBIM, ele é um idoso que já tinha sido colocado para adoção pela @upa.animais, mas sem sucesso. Há informações que soltaram ele no antigo pátio de eventos. NESSE POSTO EU NÃO ABASTEÇO MAIS!”, declararam os responsáveis pelos projetos.

A ONG Unidos Pelos Animais (UPA) também pediu justiça para o caso.

“É inaceitável tamanha crueldade. Posto de gasolina do bairro Rio Corrente em Petrolina-PE capturou de maneira cruel um cachorro para “dar fim”. Precisamos unir nosso amor aos animais e a nossa força para que a JUSTIÇA seja feita! Os HUMANOS precisam respeitar os animais! Alguns dias atrás divulgamos SURUBIM para adoção, mas sem êxito”, acrescentou.

Na manhã deste sábado, após buscas, o cão foi encontrado no mesmo posto de onde foi brutalmente retirado ontem.

“Hoje recebemos a informação que o animal retornou para o mesmo posto. A protetora do projeto Oxente acabou de resgata-lo. Ele está machucado e precisando de ajuda”, relataram as protetoras.

Os projetos iniciaram agora uma campanha em prol do tratamento do cão Surubim. Para participar basta enviar qualquer quantia para o Pix [email protected].

Crime

De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

Hoje, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal – o que foi mantido no novo projeto.

Denúncias

Ministério Público Federal

A denúncia de prática maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais.

Polícia Militar

Número 190 deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo o território nacional.

Delegacias de polícia

O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente em alguns estados.

Fonte: Preto no Branco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.