Loba-guará é solta no Cerrado após dois anos de reabilitação; veja vídeo

Loba-guará é solta no Cerrado após dois anos de reabilitação; veja vídeo
Loba-guará Mangaba em Aporé (GO), área soltura de animais silvestres. Foto: Reprodução / Ibama

A loba Mangaba era filhote e estava gravemente ferida quando foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), em dezembro de 2021. Após passar dois anos em tratamento, Mangaba foi solta em seu ambiente natural na última sexta-feira, 3.

O Ibama e o Instituto Floresta Cheia, com apoio da Fazenda Água Bonita e Reserva Ecológica Porto das Antas, reabilitaram a loba-guará por meio de diversas terapias e treinamentos. Além de passar por tratamento veterinário, Mangaba teve de desenvolver a habilidade da caça e de ser treinada para sentir aversão ao ser humano. A loba só foi solta em seu habitat após passar por todos os testes, que comprovaram que seria capaz de sobreviver na natureza.

Após cinco meses no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), Mangaba foi transferida para uma área soltura de animais silvestres (Asas) de 1.000 m², em Aporé (GO). As Asas são cadastrada pelo Ibama para auxiliar o processo de reabilitação. Mangaba permaneceu, praticamente, 18 meses sem contato com seres humanos.

Neste período, ela foi estimulada à caça e passou por exames, graças ao apoio do Instituto Floresta Cheia e recursos obtidos por meio de acordos e transações penais do Ministério Público de Goiás. Antes da soltura, Mangaba recebeu um colar com receptor e transmissor via satélite, obtido a partir do projeto de apoio aos Cetas no programa de conversão de multas do Ibama, que será usado para a captura informações e monitoramento pós soltura, que será acompanhado por biólogos e veterinários do Cetas/Ibama e do Instituto Floresta Cheia.

Na escala de ameaça, espécie está na categoria Vulnerável, sob risco pelo desmatamento do Cerrado.

Confira o momento exato em que Mangaba foi solta em seu habitat:

Por Italo Wolff

Fonte: Jornal Opção

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.