Moradores denunciam que dezenas de gatos encontrados mortos em praça no Rio foram envenenados

Moradores denunciam que dezenas de gatos encontrados mortos em praça no Rio foram envenenados

Moradores e protetores de animais denunciaram à polícia a suspeita de envenenamento de gatos em uma praça em Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio. Desde o início do mês, pelo menos 30, dos 100 animais que vivem no local, apareceram mortos.

Vídeo: Moradores denunciam a morte de pelo menos 30 gatos em Vila Valqueire.

O caso foi denunciado, na terça-feira (28), à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e os corpos dos animais estão passando por necrópsia no Instituto Jorge Vaitsman, da Prefeitura do Rio.

“As senhoras que têm ali no condomínio cuidam dos gatos. Eles são alimentados ali e, inclusive, oitenta por cento dos gatos são castrados. Os bichinhos não causam problema para ninguém”, garante o morador Cláudio Avelar.

Segundo os protetores, a perseguição aos gatos e cães que vivem abandonados na cidade aumentou muito por conta da omissão da prefeitura. De acordo com eles, não há campanhas de conscientização, nem apoio aos protetores e voluntários que cuidam desses animais.

“No dia 22, quando as senhoras foram lá na Subem, Secretaria de Bem Estar Animal, disseram para essas senhoras que assim que eles tivessem tempo e viessem por essa área, eles iam aparecer por lá para as pessoas verem os coletes da prefeitura”, diz Cláudio, destacando que os moradores continuam aguardando a visita da prefeitura.

O presidente da Comissão de Direito dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio, Luiz Carlos Ramos Filho (PMN), também fez denunciou o caso à DPMA. “Vamos fazer uma operação no local. Essas barbaridades vêm aumentando. Esta semana mesmo minha equipe fez uma outra operação para salvar animais e até mesmo crianças de envenenamento. Uma crueldade criminosa que precisamos combater junto com a polícia, antes que façam outras vítimas”, afirmou o vereador.

De acordo com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, a investigação está em andamento. Diligências estão sendo realizadas e testemunhas sendo ouvidas.

Operação
 
Na segunda-feira (3), equipes das subsecretarias de Proteção Animal, do Estado, e de Bem-estar Animal, do município, farão uma operação no local. Os felinos serão microchipados e castrados, o que deverá facilitar o controle populacional.

Os técnicos também vão transformar a área em uma colônia, instalar casinhas e fazer ações de conscientização junto aos moradores.

Os órgãos lembram que abandonar ou maltratar animais é crime federal, com pena prevista de um ano de reclusão. 

Por Diego Haidar

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.