Polícia Ambiental estoura clínica de castração clandestina em Barra Mansa, RJ

Polícia Ambiental estoura clínica de castração clandestina em Barra Mansa, RJ
Suspeitos foram encaminhados para a 90ª DP (Foto: Divulvação)

A Polícia Militar Ambiental de Valença estourou uma clínica de castração clandestina neste sábado (23), em um imóvel localizado no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. Além dos agentes, a advogada e presidente da Comissão de Proteção dos Animais da OAB de Volta Redonda, Ana Paula Portugal Serpa, e a presidente da ONG Vira-Lata, Liz Guimarães, estiveram presentes no momento da abordagem.

Segundo a advogada, uma suposta veterinária e dois assistentes foram flagrados no local momentos antes de iniciarem uma cirurgia em um gato, acompanhado de seu dono. Ana Paula disse ao DIÁRIO DO VALE que o local já vinha sendo monitorado após  denúncias anônimas.

– Já tínhamos conhecimento sobre esta clínica clandestina através de algumas denúncias. Apenas articulamos provas suficientes, através de fotografias repassadas nas denúncias para acionarmos a Polícia Militar Ambiental de Valença e podermos acessar o local. Ao chegarmos, constatamos e encontramos o proprietário de um gato que se encontrava sedado, pronto para ser operado e conseguimos evitar que este crime acontecesse – explicou.

De acordo com a presidente da ONG Vira-Lata, Liz Guimarães, e também fotógrafa, um suposto atendimento a um animal foi agendado. Ao chegarem, juntamente com a Polícia Ambiental, houve o flagrante. ”Marcamos uma suposta castração de um cachorro e quando chegamos, constatamos as denúncias”, disse.

Liz Guimarães explicou como funciona o trabalho dentro da ONG Vira-Latas.

– Nossa ONG é mais burocrática. Trabalhamos pelos animais, não com os animais. Não temos abrigo, não fazemos resgate. Trabalhamos por políticas públicas, abrindo portas aos cidadãos – com seus respectivos animais – em diversos casos. Isso que aconteceu hoje, vai ter desdobramento. A denúncia na esfera criminal foi a primeira coisa a ser feita. Agora faremos a denúncia na esfera administrativa. Isso, para todos os setores que estejam trabalhando clandestinamente, na ilegalidade. Foi só o início. Não vamos parar. Agora vamos ao Conselho Regional de Medicina Veterinária para denunciar a médica veterinária – finalizou.

Após o flagrante, o trio foi encaminhado à 90ª DP (Barra Mansa).

Polícia Militar Ambiental de Valença esteve no local na manhã deste sábado, dia 23. (Foto: Divulgação)

Fonte: Diário do Vale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.