Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP) realiza ação de prevenção ao câncer de mama em animais

Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP) realiza ação de prevenção ao câncer de mama em animais

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes promove esta semana, por meio da Coordenadoria de Bem Estar Animal, a Semana de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama em Cadelas e Gatas.

A ação será realizada no Centro de Bem Estar Animal (CBEA), entre os dias 23 a 27 (segunda a sexta-feira), das 8h às 10h. Segundo a administração municipal, os animais passarão por uma triagem, e se necessário, por atendimento clínico para casos com suspeitas.

O atendimento é destinado para animais de tutores residentes do município e, prioritariamente, para a população carente ou inclusa em programas sociais.

A orientação da Prefeitura de Mogi das Cruzes para o tutor é ter o costume de apalpar as mamas da sua gata ou cadela: caso observe uma pequena protuberância ou inchaço na região, ou secreção lácteo com odor desagradável, procure um veterinário. Tanto o exame como a castração são medidas preventivas que o tutor pode adotar, garantindo saúde, qualidade de vida e longevidade para o seu pet.

O câncer de mama é uma neoplasia comum que acomete as glândulas mamárias de cães e gatos. A doença possui tratamento e o diagnóstico precoce é essencial para combatê-la. A ocorrência de neoplasias mamárias é comum em cadelas de meia idade e idosas, e a grande maioria dos casos acomete em animais que não foram castrados ou foram castrados tardiamente.

Como em humanos, o principal sinal de um tumor de mama é a presença de um nódulo, que geralmente é perceptível quando seu tamanho aumenta significativamente. Por isso, é essencial o diagnóstico precoce da doença.

O Centro de Bem Estar Animal esta localizado na Estrada de Santa Catarina, 2.570, em Cezar de Souza. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4792-8585 ou pelo e-mail [email protected].

Por Grazielly Maciel

Fonte: Notícias de Mogi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.