Prefeitura do Rio inaugura 'ônibus castramóvel' para esterilização de animais nas comunidades

Prefeitura do Rio inaugura ‘ônibus castramóvel’ para esterilização de animais nas comunidades

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta segunda-feira (8) a unidade-móvel de saúde médica veterinária, conhecida como “ônibus castramóvel”.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal realizará cirurgias de esterilização em cães e gatos na unidade móvel adaptada com centro cirúrgico.

O projeto foi sugerido pelo vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes.

“O castramóvel terá corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. Oferecendo castração gratuitamente, nós estamos combatendo também o abandono”, disse Roberto de Paula, subsecretário de Bem-Estar Animal.

Detalhe do interior do ônibus inaugurado nesta segunda (8) — Foto: Hudson Pontes/ Prefeitura do Rio

Como será o agendamento?
 
Serão mais de 40 atendimentos de animais por dia. O serviço é gratuito e para ter o atendimento, o cidadão deve baixar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’. A ferramenta é muito rápida e simples, basta ter em mãos seus dados pessoais como CPF, endereço, telefone e as características do seu bichinho.

O sistema disponibiliza as datas e os endereços de circulação do castramóvel, tornando possível o agendamento da cirurgia previamente, evitando assim a aglomeração de pessoas nesta retomada de atividades durante a pandemia da Covid-19.

“A castração é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e o castramóvel facilitará a oferta desse serviço nas áreas mais carentes. O castramóvel vai chegar nas comunidades, onde é grande o número de animais pelas ruas.” disse o vereador Luiz Carlos Ramos Filho.

No dia 22 de junho, a unidade estará na Cadeg atendendo aos animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. Cerca de 300 animais serão beneficiados em cada região visitada pelo ônibus.

Depois do Tuiuti o serviço irá para: 

  • Morro do Borel
  • Mangueira
  • Rocinha
  • Rio das Pedras
  • Cidade de Deus
  • Vila Kennedy
     
    A Prefeitura estima esterilizar mais de 3.000 animais somente com essa unidade móvel, lembrando que a Subem tem 05 unidades de atendimento médico veterinário gratuito em nossa cidade.

Em 2019. foram realizadas 21.067 esterilizações em cães e gatos.

Confira abaixo os endereços das outras unidades 

1. – U.S.M.V. Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).
2. – U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).
3. – U.S.M.V. Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.
4. – U.S.M.V. Manchinha – Campo Grande: Estrada do Tingui – s/n – Praça da Oiticica.
5. – U.S.M.V. Thor – Bangu: Rua Sidney, altura do Nº97A – Praça Guilherme da SIlveira.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.