Reclamação sobre animais de grande porte soltos cai pela metade no 1º semestre em São José dos Campos, SP

Reclamação sobre animais de grande porte soltos cai pela metade no 1º semestre em São José dos Campos, SP
Os equinos representam a maior parte das apreensões. (Foto: Divulgação/PMSJC)

De 1º de janeiro a 30 de junho, a Prefeitura de São José dos Campos recebeu 128 demandas feitas por munícipes que encontraram animais de grande porte em locais públicos. Houve uma redução de exatamente 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 256 solicitações.

Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), responsável pelo serviço de captura, a queda nas ocorrências se deve à diminuição no número de animais soltos, já que houve uma conscientização maior da população graças ao trabalho das equipes.

Desde que foi criado o serviço, em janeiro de 2019, foram recolhidos 104 animais em várias regiões da cidade. Dos 72 equinos, 29 bovinos, 2 suínos e 1 ovino capturados, 48 deles foram resgatados pelos tutores.

Destinação ao abrigo

Depois do recolhimento, a Prefeitura garante a guarda, o tratamento veterinário e a alimentação dos animais. Eles recebem microchip de identificação, o que facilita a localização em caso de reincidência.

Os animais são transportados para o abrigo em veículos apropriados para resgate e apreensão, os quais estão em condições de uso e higienização, sem risco de fuga a caminho do local. O endereço não é divulgado por questões de segurança.

Para fazer o resgate, o proprietário tem prazo de 5 dias para registrar o animal no CCZ, devendo apresentar documentos, fotos e testemunhos. Após a conferência, é necessário pagar uma taxa de R$ 552,20 por cabeça, além dos encargos administrativos, como diária, transporte e registro.

Como acionar o serviço

Há um ano e meio em funcionamento, o serviço faz a apreensão de animais, estejam soltos ou amarrados. São recolhidos tanto os que sofrem maus-tratos como os demais, independente do estado – saudáveis, debilitados, feridos, acidentados ou até mesmo mortos em vias públicas.

A apreensão de animais de grande porte faz parte das ações do programa Bem-Estar Animal, implantado pela Prefeitura. Para acionar o serviço, o munícipe pode telefonar para o 156, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h, e domingo, das 8h às 20h. Fora desse horário, é preciso ligar para o 190, que atende 24 horas por dia, sem interrupção.

Fonte: Portal R3 (com prefeitura de São José dos Campos)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.