16 bois são encontrados mortos em caminhões boiadeiros após ficarem sem água e alimento em MS

16 bois são encontrados mortos em caminhões boiadeiros após ficarem sem água e alimento em MS
Os motoristas afirmaram que os veículos tiveram problemas mecânicos e, por essa razão, o gado havia morrido, pois não tiveram acesso a alimentação e água - (FOTO: Divulgação/PMMS)

Fiscais fazendários do Posto Fiscal Itamarati da Secretaria de Fazenda (SEFAZ-MS), acionaram à Polícia Militar Ambiental ontem (08), para averiguação de maus-tratos a animais bovinos em dois caminhões abordados no Posto Fiscal da rodovia BR 158, localizada no município de Aparecida do Taboado. Os policiais militares ambientais verificaram que nos dois caminhões abordados haviam gado morto entre os bovinos.

Em um veículo, com placas de Lins-SP, havia 11 animais mortos. O motorista foi autuado e multado em R$ 11 mil por maus-tratos. No outro caminhão, com placa de Jaú-SP, com carreta acoplada, havia cinco animais mortos. O motorista de 53 anos foi autuado e foi multado em R$ 5 mil.

Os motoristas afirmaram que os veículos tiveram problemas mecânicos e, por essa razão, o gado havia morrido, pois não tiveram acesso a alimentação e água. Eles tinham carregado o gado no município de Canarana-MT, a aproximadamente 937 km do Posto Fiscal e levariam para a cidade de Lins-SP, que ainda faltava cerca de 270 km para chegar o destino final.

Os motoristas foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado e responderão por crime ambiental de maus-tratos, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. Os caminhões boiadeiros foram apreendidos e o gado apreendido encaminhado para a Agência Estadual Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Por Patrícia Martins

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.