Abandono animal em Araraquara (SP) aumenta 50% em dezembro por conta das festas e viagens

Abandono animal em Araraquara (SP) aumenta 50% em dezembro por conta das festas e viagens
Centro de Bem-estar Animal de Araraquara abriga 650 animais — Foto: Leando Vicari/EPTV

Os casos de abandono animal neste mês de dezembro aumentaram 50% em Araraquara (SP) em relação a média dos outros meses, de acordo com o departamento de Defesa e Controle Animal.

Os motivos do aumento, segundo a diretora do departamento são as viagens e festas do final de ano.

“Pelos relatos que chegam, a pessoa quer viajar e o animal está atrapalhando, não tem com quem deixar, então ela não quer mais. Ela se desfaz do animal pelas festividades”, afirma Ariane Quirino.

Por conta da irresponsabilidade dos tutores, o Centro de Bem-estar Animal de Araraquara está lotado. O local abriga, atualmente, 650 animais, entre cães, gatos e cavalos.

De acordo com a coordenadora, Carolina Galvão, os casos de abandono este ano aumentaram 18% em relação ao ano passado.

“A gente compara o animal a uma criança de 3 anos, que não pode sair na rua e não pode fazer nada sozinha. A partir do momento que a pessoa traz aquele animal para a família, ela tem que ter consciência de que ele animal vive em média 15 anos e ter responsabilidade sobre esse animal”, diz.

Grande parte dos animais chega em más condições. “Eles chegam aqui da pior forma, machucados, debilitados”, conta Ariane.

Dezembro verde

Centro de Bem-estar Animal de Araraquara abriga centenas de animais que esperam adoção — Foto: Leandro Vicari/EPTV
Centro de Bem-estar Animal de Araraquara abriga centenas de animais que esperam adoção — Foto: Leandro Vicari/EPTV

Dezembro é voltado para a conscientização e para o combate ao abandono de animais. O mês foi escolhido para a campanha ‘Dezembro verde’ justamente por ser a época em que há mais abandonos.

“Muitas vezes os animais abandonados agora, foram presentes de Natal no ano passado. Animal não é presente, é uma vida que a gente tem que ter responsabilidade sobre todos os cuidados que ele precisa”, afirma Carolina.

Abandono animal dá prisão e multa

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98

Quem abandona um animal pode ser punido com 3 a 5 anos de prisão e multa. Em Araraquara, há ainda punições administrativas que podem chegar a 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde a R$ 3.510.

“A gente pede para se por no lugar do animal, ele está acostumado com a família, ele sente muito, tem animal que chega a ter depressão por conta do abandono”, diz Carolina.

Por Cairo Oliveira

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.