Anabolizantes para cavalos ‘de corrida’ são apreendidos pela PRF em Barreiras, BA

Anabolizantes para cavalos ‘de corrida’ são apreendidos pela PRF em Barreiras, BA
Foto: PRF

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu ontem (14) uma quantidade expressiva de medicamentos ilegais para animais. A ação foi registrada durante fiscalização da PRF em frente a unidade policial de Barreiras, localizada no Km 800 da BR-242,.

Por volta das 20h15, foi abordado um ônibus de transporte de passageiros oriundo da região sul do país. A equipe encontrou várias caixas no compartimento externo de bagagem com medicamentos variados de uso veterinário. O volume apreendido somou-se 84 frascos.

Entre os materiais apreendidos estão anabolizantes, anestésicos, neurolíticos, antiinflamatórios que são de uso exclusivo para animais de competição. Todos os itens são de origem estrangeira e não foi apresentada o documento fiscal comprobatório de venda.

O uso desses medicamentos, conhecidos como ‘bombas’ virou ‘febre’ entre os jovens que utilizam os produtos para melhorar a performance na atividade física. É comum relatos de pessoas que injetaram anabolizantes no próprio corpo, ocasionando sequelas e consequências desastrosas para o organismo.

Aos policiais, o motorista de 32 anos que é natural e residente em Formosa (GO) disse que é comum o embarque de mercadorias e encomendas desacompanhados da respectiva nota fiscal.

Diante dos fatos, os responsáveis todo o material foi apreendido e será encaminhado à Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), onde serão adotadas as medidas administrativas cabíveis, pelos crimes de contrabando (art. 334) do Código Penal e mais o crime tributário de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, previsto no art. 2º da Lei nº 8.137/1990.

A PRF conta com grupos especializados de combate ao crime para intensificar ações a fim de evitar assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículo roubado, contrabando, tráfico de entorpecentes e demais ilícitos penais.

Fonte: Acorda Cidade


Nota do Olhar Animal: O turfe é foco de muitos maus-tratos aos cavalos, mas para os quais as autoridades fazem vistas grossas, já que a a atividade envolve gente poderosa.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.