Após aumento da demanda por atendimento veterinário, Prefeitura do Rio inaugura novos postos de saúde para animais

Após aumento da demanda por atendimento veterinário, Prefeitura do Rio inaugura novos postos de saúde para animais

Devido ao aumento da demanda por atendimento veterinário gratuito na cidade, a prefeitura irá inaugurar nos próximos dias, dois novos postos de saúde para animais. No sábado, entrará em funcionamento, a partir das 10h, um contêiner no bairro de Paciência, na Zona Norte, na Rua Cabo Bastos Cortes, esquina com Rua Guarujá. Já na segunda-feira, será inaugurada uma unidade no bairro do Flamengo, na Zona Sul, na Rua Marquês de Abrantes, nº 55, no mesmo horário.

O agendamento para as cirurgias de castração de cães e gatos, que deverão ser realizadas em julho, será pelo aplicativo ‘Bicho Rio Subem’. O atendimento clínico será por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Serão atendidos 30 animais por dia.

De acordo com o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula, a unidade do Flamengo é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ser Educacional – do Centro Universitário Universus Veritas.

— Nós iremos fornecer o corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos, e o Instituto fornecerá a estrutura da unidade. Estamos muito felizes com essa parceria, a zona sul estava precisando desta unidade. Quando oferecemos a castração gratuitamente nós estamos combatendo também o abandono — afirma Roberto.

Segundo a prefeitura, as novas unidades seriam inauguradas somente após a pandemia, mas, nos últimos três meses, a demanda por atendimento veterinário aumentou muito. Em reunião entre o presidente da comissão de Direito dos animais da Câmara, vereador Luiz Carlos Ramos Filho, e técnicos da Subsecretaria de Bem-estar Animal, foi decidida a antecipação.

— Com a crise econômica gerada pela pandemia, muitos tutores perderam renda e não têm condições financeiras de levar seis animais na clínica particular. O número de animais abandonados vem aumentando muito. Estes postos de atendimento veterinários gratuito chegam em boa hora — diz Luiz Carlos Ramos Filho.

Triagem

De acordo com a Prefeitura, somente durante a pandemia, a SUBEM realizou 3.237 atendimentos clínicos e 400 cirurgias diferenciadas emergenciais em cães e gatos. A subsecretaria de Bem-Estar Animal esclarece que o atendimento clínico é por ordem de chegada, de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 16h (durante a pandemia). A triagem começa às 9h e cada Unidade possui uma especialização cirúrgica, a equipe médica faz o encaminhamento para as outras Unidades, de acordo com a necessidade.

As unidades de saúde médica veterinária atendem com cirurgias diferenciadas emergenciais como Cesariana, Piometra, Mucometra, Hidrometra, retirada de fetos mortos, retirada de nódulos, mastectomia, amputação de membros, caldectomia por trauma, enterotomia devido à fecaloma, cistostomia (desobstrução em felinos), penectomia, prolapso retal e vaginal, enucleação, otohematoma, hérnia ingnal e umbilical, testículo ectópico, suturas de feridas e algumas cirurgias de retiradas de corpos estranhos.

Atendimento

Serão atendidos gratuitamente cerca de 30 animais, por dia. A senha para consulta clínica será distribuída de segunda a sexta-feira, às 8h (15 senhas) e às 13h (15 senhas)

Agendamento de Castração

O agendamento para castração nas novas unidades será feito no aplicativo ‘Bicho Rio Subem’. Para o mês de julho, as castrações serão agendadas a partir de 01/07, às 10h. Nas demais unidades, o agendamento acontece sempre no dia 25 de cada mês, também pelo app.

Unidades
U.S.M.V Flamengo – Rua Marquês de Abrantes, Nº 55

U.S.M.V Paciência – Rua Cabo Bastos Cortes Nº XXX , esquina com Rua Guarujá

U.S.M.V Bangu – Rua Sidney, altura do número 97A, Praça Guilherme da Silveira

U.S.M.V Bonsucesso – Passarela 09 da Avenida Brasil (Próximo ao Hotel Stop Time)

U.S.M.V Campo Grande – Estrada do Tingui, altura do número 169, Praça Oiticica (Próximo ao Colégio Peri)

U.S.M.V Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Próximo ao Colégio Ulisses Pernambucano)

U.S.M.V Guaratiba: Estrada do Mato Alto, 5620, na Fazenda Modelo (Próximo à Estação de BRT Mato Alto)

Dúvidas ou informações: (21) 2976-2893, 2088-0097 ou 3402-0380, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.