Austrália: ex-treinador enfrentou o tribunal onde a filmagem dele dando choques em cavalos foi exibida

Austrália: ex-treinador enfrentou o tribunal onde a filmagem dele dando choques em cavalos foi exibida
Darren Weir fora da audiência na segunda-feira 18 de março. Fotos: Michael Klein

O malquisto treinador Darren Weir se declarou inocente de tentar corromper o resultado da Melbourne Cup 2018 usando um jigger (dispositivo de choque elétrico) no cavalo de corrida Red Cardinal.

Weir e os co-acusados Jarrod McLean e Tyson Kermond aceitaram as históricas acusações de crueldade contra animais e bem-estar animal, mas não as questões relacionadas à conduta desonesta e corrupta.

Em uma maratona de mais de três horas de discurso de abertura, Albert Dinelli KC, atuando pela administração da Racing Victoria, disse ao tribunal que Weir pretendia corromper o resultado de corridas específicas, o Lexus Stakes 2018 (Hotham Handicap) e a Melbourne Cup.

Yogi ficou em sétimo lugar no Lexus Stakes, quatro dias depois de ser eletrocutado em uma esteira no então estábulo de Weir em Warrnambool, enquanto o Red Cardinal terminou em um distante penúltimo lugar – derrotado por 69½ distâncias – na Copa.

Tosen Basil não correu novamente, tendo falhado em três das quatro largadas antes do evento onde os cavalos levaram choques.

Alega-se que em 30 de outubro de 2018 – uma semana antes do Melbourne Cup Carnival – Weir usou um dispositivo de choque elétrico, comumente chamado de jigger, nos três cavalos de corrida enquanto eles se exercitavam em uma esteira.

Os comissários alegaram que Weir usou o jigger e os antolhos juntos para fazer o cavalo chamado Red Cardinal associar o arnês a um choque elétrico em uma tentativa de melhorar o desempenho no dia da corrida.

Em resposta, Ian Hill KC, representando Weir, e o advogado Damian Sheales, agindo em nome de McLean e Kermond, disseram que os administradores não poderiam satisfazer as acusações de corrupção e desonestidade.

O ex-presidente dos comissários do Racing Victoria, Robert Cram, prestou depoimento na segunda-feira dia 18 de março.

O respeitado chefe de integridade nas corridas, que se aposentou após 41 anos de serviço, admitiu que não havia “evidência tangível ou científica” de que os jiggers melhorassem o desempenho.

Weir fora do tribunal.
Weir fora do tribunal.

“Não tenho conhecimento de evidências tangíveis de que colocar um jigger em um cavalo fará com que ele corra melhor”, disse Cram no final de um interrogatório de 45 minutos.

Sheales disse que histórias de jiggers que melhoram o desempenho são consideradas “vodu” e “mito urbano”.

Um vídeo de vigilância capturado pela polícia e exibido no tribunal na segunda-feira mostrou Weir, de boné preto e vestido com camiseta azul marinho e jeans escuro, usando um jigger nos cavalos Tosen Basil, Red Cardinal e Yogi.

Tosen Basil e Yogi foram atingidos nove vezes cada, enquanto Red Cardinal recebeu sete rebatidas.

A filmagem, reduzida a 15 minutos, originalmente gravada pela Polícia de Victoria e usada contra os acusados num Tribunal de Magistrados em dezembro de 2022, é central para o caso do Racing Victoria.

Weir escondeu o jigger nos bolsos entre o uso nos flancos, costelas e costas dos cavalos.

Weir também atingiu os cavalos com um cano de plástico, usado principalmente por McLean, usando um boné vermelho ou rosa e um colete preto, colocado na parte de trás da plataforma de observação da esteira.

Kermond, de camiseta e boné brancos, está posicionado na frente da esteira e tem a tarefa de adicionar e remover um conjunto de antolhos amarelos nos cavalos.

Darren Weir (à esquerda) e a jóquei Michelle Payne comemoram a vitória na Melbourne Cup 2015 com o Prince of Penzance. Foto: AP/Arquivo
Darren Weir (à esquerda) e a jóquei Michelle Payne comemoram a vitória na Melbourne Cup 2015 com o Prince of Penzance. Foto: AP/Arquivo

McLean e Kermond ocasionalmente alternavam pontos na frente e atrás da esteira.

Weir monitorou o painel instrumental da esteira entre os golpes do jigger.

Quando questionado sobre o vídeo pelos comissários em janeiro do ano passado, Weir disse: “Eu estava apenas tentando fazer com que eles corressem da melhor maneira possível”.

Weir, pictured on Monday, pleaded guilty to animal cruelty-related charges
Weir, pictured on Monday, pleaded guilty to animal cruelty-related charges

Dinelli disse ao tribunal que isso é “suficiente para satisfazer a intenção relevante, que é corromper o resultado de uma corrida”.

Um especialista em comportamento equino deve prestar depoimento na terça-feira dia 19 de março, junto com o presidente dos comissários do Racing Victoria, Robert Montgomery, que era vice-presidente no momento da investigação.

A audiência continua.

Por Gilbert Gardiner / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: The Australian

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.