Caça às onças-pintadas é tema de evento que reúne 16 países em MT

Caça às onças-pintadas é tema de evento que reúne 16 países em MT
Pele de onça apreendida durante operação da polícia. (Foto: Divulgação)

Representantes de 16 países estão em Cuiabá para discutir a caça às onças-pintadas. As reuniões sobre o assunto começaram nessa terça-feira (19) e seguem até sexta-feira (22). De acordo com uma pesquisa feita pela OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), a onça-pintada foi a espécie que apresentou mais incidências de tráfico ilegal entre os anos de 2009 e 2021.

Dados apresentados no evento pela delegação brasileira registraram 48 ocorrências de tráfico ilegal da espécie de 2019 a 2023, em todo o Brasil. De 2014 a 2018, o país teve duas operações envolvendo onças-pintadas, maior número entre os países membros da Organização.

Mato Grosso registrou, em 2022, 47 crimes contra a fauna, que incluem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes de animais silvestre. De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 34 casos, segundo dados da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública).

Durante os quatro dias de reunião, serão apresentados estudos sobre:

  • comércio ilegal de onças-pintadas
  • oportunidades de colaboração entre os países
  • mobilização de recursos destinados a reduzir a perda e fragmentação do habitat da onça-pintada
  • como combater a caça e o comércio ilegal dos felinos

Segundo Fernando Tortato, pesquisador da ONG Panthera, a reunião conta com a presença de especialistas em onça-pintada de toda América Latina.

No Brasil, a onça-pintada é listada como ameaçada de extinção desde 2003 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e é globalmente classificada como quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desde 2008.

Crime ambiental

Em agosto, um homem de 44 anos , em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. Durante as investigações, a Polícia Civil encontrou a cabeça de uma animal decepada e um caldeirão onde, supostamente, a carne da onça estava sendo cozida para ser entregue aos cães da fazenda.

Segundo a polícia, a suspeita é de que o homem tenha matado pelo menos dois felinos no último mês.

Além disso, foram encontradas na propriedade armas de fogo, munições, carne do animal e gordura que estavam no congelador da residência.

No mesmo mês, , da Polícia Ambiental em conjunto com a Força Tática, contra desmatamento ilegal, em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá.

No lugar tinha um depósito de madeira e, dentro dele, estava a pele da onça. Uma arma de fogo e munições também foram encontradas e apreendidas.

Fonte: Primeira Página

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.