Cachorros irmãos são resgatados com larvas, órgãos expostos e ‘morrendo em pé’; tutora é presa em MS

Cachorros irmãos são resgatados com larvas, órgãos expostos e ‘morrendo em pé’; tutora é presa em MS
Animais foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). — Foto: Decat-CG/Reprodução

Zeus e Erus, irmãos que nasceram na mesma ninhada há 14 anos, foram resgatados pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT) em situação de maus-tratos em uma casa no bairro Taveirópolis, em Campo Grande, nesta segunda-feira (14). Os animais estavam “morrendo em pé”, como definiu o titular da delegacia, Maércio Alves Barbosa. A tutora, de 33 anos, foi presa em flagrante.

Conforme as informações dos policiais que participaram da ocorrência feita em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os cachorros estavam em situação de maus-tratos extremos, com órgãos expostos, larvas pelo corpo, feridos, leishmaniose e amarrados com coleiras curtas.

“Nossa equipe chegou e se deparou com uma situação muito triste. A tutora não se preocupou em nenhum momento com os animais, estava deixando-os morrendo na casa”, disse o delegado.

Maércio detalhou que um dos cachorros, o mais debilitado, deve ser sacrificado em decorrência do estado de saúde estar grave. “Tem coisas que não possuem explicações. A mulher nem se preocupou em dar uma morte digna aos animais”, falou.

À polícia, a suspeito comentou que o tratamento dos cachorros é caro e não podia arcar com os procedimentos. “Indiferença do sofrimento do animal, a mulher os tratava com indiferença. Não era pelo dinheiro, a situação deles é terminal”, comentou o delegado

A pena para o crime de maus-tratos é de 2 a 5 anos e inafiançável. A suspeita deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira (15).

“Os cachorros foram levados ao CCZ. Os animais eram idosos, estavam morrendo em pé, definhados e quase caindo. Os bichinhos merecem uma morte digna, um fim digno. A suspeita não ofereceu isso, em momento algum, aos animais”, finalizou o Maércio.

Denúncia

O delegado destacou que é importante que as pessoas denunciem os casos de maus-tratos, primeiramente, por e-mail, além de telefonar para a Decat ou ir presencialmente na delegacia.

Endereço: R. Sete de Setembro, 2421 – Jardim dos Estados;
Telefone: (67) 3325-2567 e (67) 3382-927;
E-mail: [email protected]

Por José Câmara

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.