Cartilha sobre como denunciar maus-tratos a animais é lançada, em Goiás

Cartilha sobre como denunciar maus-tratos a animais é lançada, em Goiás
A cartilha está disponível no site da Polícia Civil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Grupo de Proteção Animal da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) elaborou uma cartilha de orientação sobre como denunciar maus-tratos a animais. O material foi lançado neste mês, quando se comemora o Abril Laranja, que é a data simbólica de proteção aos animais.

A cartilha está disponível no site da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e conta com orientações para diferentes tipos de denúncia. Entre os atos de maus-tratos comentados no documento estão: abandono, manter em locais inadequados e em sofrimento, não alimentar, negar assistência veterinária, envenenamento dos animais, entre outros.

Em caso de denúncia, as pessoas podem procurar o Grupo de Proteção Animal (Dema), em Goiânia, ou a delegacia mais próxima. Com isso, deve ser feito o registro da ocorrência, informando com detalhes os fatos. O fornecimento de imagens no ato de denúncia pode contribuir com a investigação na colheita de provas do crime.

Também existe a possibilidade de denúncia anônima. Neste caso, o indivíduo deve enviar um e-mail com os fatos para [email protected] (Goiânia) ou para [email protected] (demais cidades de Goiás).

Pode ser feito ainda por meio do disque denúncia da PCGO: 197 ou WhatsApp (62) 98581-8197. Nesta ocasião, o denunciante precisará informar o endereço completo do fato.

Por Ana Júlia da Cruz Costa

Fonte: O Hoje

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.