Castramóvel ultrapassa marca de 100 cirurgias em apenas duas semanas de funcionamento em Volta Redonda, RJ

Castramóvel ultrapassa marca de 100 cirurgias em apenas duas semanas de funcionamento em Volta Redonda, RJ

O Castramóvel Volta Redonda, inaugurado no dia 15 de abril, já atingiu a marca de 100 castrações gratuitas nas primeiras duas semanas de atendimento. Esta primeira etapa do projeto está acontecendo na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no bairro Aterrado, e os procedimentos, agendados anteriormente junto aos moradores que participaram do cadastramento no dia da inauguração, seguirão sendo realizados no local até o dia 2 de maio.

A coordenadora a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janaina Soledad, comentou que antes da castração os animais passam por uma avaliação clínica pelo médico veterinário.

“Nessa avaliação clínica, o veterinário faz ausculta para verificar se o animal não tem algum problema cardíaco e se apresenta sinais de alguma doença. Na avaliação também é observado se o animal não tem nenhuma enfermidade, que possa comprometer o procedimento cirúrgico. A gente preza muito pela segurança dos animais e por isso, essa avaliação é bem criteriosa”, disse.

Na próxima etapa, o castramóvel irá percorrer os bairros de Volta Redonda e o primeiro atendido será o Açude. Os moradores já podem fazer o agendamento no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Açude 1, das 8h às 16h.

Serão oferecidas 120 vagas de castração gratuita no bairro Açude, divididas da seguinte forma: 20 (vagas) para cadelas até 10kg; 20 (vagas) para cadelas até 20kg; 40 (vagas) para gatas (fêmea) e 40 (vagas) para gatos ou cães (macho). As cirurgias vão acontecer de 8 a 19 de maio, das 8h às 17h, no bairro. Vale lembrar que o projeto vai atender animais até 20 kg.

Fonte: Informa Cidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.