Cavalo passa mal e morre durante cavalgada ruralista no Pará

Cavalo passa mal e morre durante cavalgada ruralista no Pará
Um cavalo morreu durante a cavalgada desse último domingo (4), durante as festividades da 26ª Expo Polo Carajás. Foto: Reprodução

As leis de proteção aos animais são geralmente geridas pelos municípios e cada vez mais estão mais rigorosas. No Brasil, que nas cidades do interior e nas zonas rurais já tem a tradição de realizar festas agropecuárias com rodeios e cavalgadas, os municípios têm procurado fiscalizar para evitar acidentes e maus-tratos a animais.

Mas infelizmente, alguns casos podem acontecer, resultantes de vários fatores.

Um cavalo morreu durante a cavalgada desse último domingo (4), durante as festividades da 26ª Expo Polo Carajás, tradicional feira agropecuária da região sul do Pará.

📷 É bem provável que a exaustão, desidratação e possível parada cardíaca podem ter levado o animal a óbito. Foto: Reprodução
📷 É bem provável que a exaustão, desidratação e possível parada cardíaca podem ter levado o animal a óbito. Foto: Reprodução

Esta região é muito quente nessa época do ano e os cuidados com a hidratação e tempo exposição ao sol devem ser redobrados tanto de animais quanto de seres humanos.

Um cavalo não aguentou a desidratação e caiu em plena avenida Brasil durante a cavalgada. Ainda não se sabe as causas exatas do que levou ao fato, mas é bem provável que a exaustão, desidratação e possível parada cardíaca podem ter levado o animal a óbito.

Os internautas da cidade que acompanharam o fato se manifestaram em relação ao ocorrido. “Não gosto de acompanhar a cavalgada porque fico com tanta dó esse barulho infernal e o sol quente asfalto quente. Isso tinha que ser proibido quem quiser ver vai só no parque e pronto”, escreveu Geisiana Campos, no Instagram @rendencensesprotetores.oficial.

“Amo cavalgada!! Mais jamais coloco meus animais num percurso tão longo!!! Muito menos no asfalto!!! Sem maus-tratos, sem fome, sem sede, terminou levo eles pra casa!!! Quem ama cuida”, declarou outra internauta, Polly Silva.

Nota do Sindicato

Em nota divulgada no Instagram do Sindicato Rural de Redenção, os organizadores declaram que:

“O Sindicato Rural de Redenção, Bannach, Cumaru do Norte e Pau D`Arco (SRR), diante da notícia do óbito de um equino participante da 26ª Cavalgada Ruralista realizada na data de ontem (03/06/2023), usa desta nota para expressar sua tristeza com o acontecimento e se manifesta nos seguintes termos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por REDENCENSES PROTETORES (@redencensesprotetores.oficial)

A Comissão Organizadora do Evento esclarece que sempre primou pelo bem-estar dos animais participantes, nunca medindo esforços para propiciar condições favoráveis para o bem-estar dos animais participantes da cavalgada.

Esclarecemos que o Sindicato Rural de Redenção está comprometido com a apuração de todos os fatos, bem como também com a colaboração junto a todas a autoridades competentes. O esclarecimento e a busca pela verdade acerca da fatalidade ocorrida são de interesse de todos, inclusive da comunidade redencense e do próprio Sindicato Rural de Redenção.

Por fim, nos colocamos à disposição para quaisquer informações adicionais”, finalizou.

Fonte: DOL Carajás


Nota do Olhar Animal: Não existe cavalgada sem maus-tratos e abusos (crimes previstos em lei), pois eles são inerentes a essa prática. O mero uso de embocaduras (bridão ou freio) já representa maus-tratos.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.