Cavalo solto na rua resulta em colisão e ferimentos no animal em União da Vitória, PR

Cavalo solto na rua resulta em colisão e ferimentos no animal em União da Vitória, PR

Por volta das 20h desta quarta-feira, 14, um incidente ocorreu no final da avenida Coronel Amazonas, no distrito de São Cristóvão, levantando mais uma vez a preocupação sobre a presença de animais de grande porte soltos nas vias públicas.

Um cavalo, fora de seu habitat natural, foi atingido por um veículo GM/Ágile, resultando em danos consideráveis ao carro e ferimentos no animal. Felizmente, o condutor do veículo escapou ileso do acidente.

O incidente levanta questões cruciais sobre a responsabilidade quando animais são atropelados em vias públicas. De acordo com relatos do condutor envolvido, um cavalo já estava na pista, tendo sido quase atingido por outro veículo anteriormente. Posteriormente, o animal que foi atropelado saiu de um terreno ao lado da pista, correndo diretamente em direção ao veículo que se encontrava no final da rua.

É importante ressaltar que durante a tarde do mesmo dia, esses animais foram avistados circulando na mesma área, indicando a possibilidade de fuga ou negligência por parte dos proprietários.

O condutor do carro envolvido no acidente tentou ligar para a Defesa Animal mas sem sucesso.

O que diz a Lei em União da Vitória

Em União da Vitória, a legislação municipal (Lei 5029/2022, artigo 37) proíbe expressamente a permanência de animais soltos ou amarrados em vias e espaços públicos, visando assegurar a segurança pública e o bem-estar dos animais, bem como preservar a ordem e a integridade dos cidadãos.

O descumprimento dessa lei acarreta em medidas punitivas, incluindo multas substanciais e a apreensão dos animais, sem possibilidade de reaver a tutela dos mesmos. Ressalta-se que a responsabilidade sobre os animais recai integralmente sobre os proprietários, e qualquer prática que configure maus-tratos ou interfira no direito de ir e vir dos munícipes será tratada com rigor pelas autoridades competentes.

Fonte: VVale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.