Chega de maus-tratos! Resgatada ursa que teve dentes quebrados e perdeu toda pelagem após 20 anos em circo

Chega de maus-tratos! Resgatada ursa que teve dentes quebrados e perdeu toda pelagem após 20 anos em circo

Uma ursa peruana chamada Cholita, ficou trancada em uma jaula de um circo por 20 anos e foi resgatada por um grupo de proteção animal: ela perdeu toda sua pelagem.

Graças aos diversos grupos de resgate de animais que existem ao redor do mundo, a cada ano milhares de seres vivos são resgatados de situações de maus-tratos ou violência que sofrem por outros seres humanos, que ainda não conseguem elucidar a importância de respeitar e cuidar dos seres sencientes com os quais compartilhamos o planeta. Infelizmente, este não foi o caso desta ursa peruana que perdeu sua pelagem devido aos maus-tratos.

Principalmente aqueles que submetem os animais ao mundo cruel do entretenimento, onde são mais afetados e resultam em condições deploráveis, tal como foi o caso dessa ursa peruana, que passou 20 anos em um circo e, com isso, perdeu quase toda sua pelagem.

A triste história da ursa Cholita

Esta ursa, chamada Cholita, foi resgatada e levada para um santuário no Peru, onde agora vive e brinca livremente. Esta ursa passou a vida inteira em um circo e perdeu quase toda a pelagem devido ao estresse que sofreu ali. Além disso, esta ursa foi vítima de maus-tratos e negligência por parte de seus tutores, removeu seus pelos, mutilou seus dedos e quebrou seus dentes.

De acordo com a organização Animal Defenders International (ADI), esta ursa foi resgatada e transferida para este santuário. A ursa havia passado 20 anos trancada em uma jaula e foi salva em 2015. Sua aparência é um reflexo do sofrimento que milhares de animais vivem a cada ano no mundo.

O que a organização de resgate de animais disse sobre esta ursa que perdeu a pelagem?

“O tempo já passou voando, mas nos lembramos muito bem daquele primeiro dia, é como se fosse ontem: Cholita absorvia os sons da floresta, sons que não ouvia desde quando era um filhote, cheirava a terra sob as patas, tocava as folhas e as árvores ao seu redor”, disse essa organização em 2018, quando completou três anos desde o resgate de Cholita.

“Contra todas as probabilidades, Cholita sobreviveu a uma vida de brutalidade e sofrimento no circo. Agora vive em paz. Para ajudar a estabelecer um lugar especial para os ursos-de-óculos, a Cholita se juntaram outros ursos de óculos resgatados pela ADI, uma espécie ameaçada de extinção: Lucho, Sabina e Dominga, na Reserva Ecológica Taricaya na Amazônia Peruana, onde continuamos a financiar seus cuidados”, adicionou sobre seu trabalho atual. Um dos objetivos desta organização é acabar com o sofrimento vivido pelos animais que são utilizados para trabalhos como os circos.

Por Adolfo Ramos Ceballos / Tradução de Thaís Perin Gasparindo

Fonte: Rock Pop

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.