Com carro improvisado, animais são levados ao CCZ expostos ao sol e chuva em Campo Grande, MS

Com carro improvisado, animais são levados ao CCZ expostos ao sol e chuva em Campo Grande, MS
Capota de carro improvissada, feita por funcionários do CCZ , em Campo Grande. Foto: Direto das Ruas

Feito com “gambiarras”, carro improvisado para o transporte de animais resgatados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em Campo Grande levanta questionamentos sobre dignidade animal. Cães e gatos são levado ao Centro expostos a sol e chuva. A Secretaria Municipal de Saúde rebate denúncias e afirma que está em processo de captação de recursos para compra de um carro que será destinado ao Centro. O usado pelos funcionários é uma Montana com capota feita com lonas e ferro fundido à carroceria.

 

O veículo foi feito pelos próprios servidores e minimiza os impactos do sol e calor nos animais resgatados, entretanto, não mantém a temperatura adequada, tampouco protege da chuva. Indignados com a situação, funcionários procuraram o Campo Grande News, de maneira anônima, para relatar a insatisfação com o tratamento oferecido aos bichos nesse momento do trabalho.

No vídeo, postado nas redes sociais, mostra um pitbull e outro cachorro no veículo improvisado. Os bichos ficam expostos ao sol, dentro da gaiola de proteção.

“Imagina que em uma onda de calor como essa eles são alojados nessas condições e que tem um carro apenas para recolhimento em Campo Grande. Essa demora pode sim matá-los durante o transporte. Lembrando que muitos  já estão debilitados.”

A funcionária destaca que todos os servidores estão indignados com a situação. “Não temos muito o que fazer… já me falaram até em se negarem a fazer o recolhimento, isso porque estão preocupados com os animais, porque eles também não tem ar-condicionado no carro”.

Ela revela que antigamente eram usadas carrocinhas específicas para recolhimento dos animais, mas que com o tempo os funcionários tiveram que adaptar para não interromper o serviço. “A capota de lona é super quente”.

Serviço – O CCZ recolhe, por exemplo, cães e gatos atropelados, com leishmaniose, de rua ou doentes. Além do recolhimento de cães agressores e morcegos com suspeita de raiva. Os cães e gatos são levados ao Centro para aguardar o resgate pelos tutores ou para eutanásia, no caso estejam doentes.

Ao Campo Grande News a Sesau reconheceu a “gambiarra” feita pelos funcionários e afirmou que os animais estão sendo transportados de maneira adequada, já que estão dentro de gaiolas, que garante tanto a proteção dos bichos quanto dos que realizam o serviço.

“A Secretaria pontua ainda que o CCZ está em processo de captação de recursos para a compra de um novo veículo que será destinado ao transporte dos animais recolhidos no município”, acrescentou a pasta.

Por Natália Olliver

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.