Corpo de Bombeiros resgata lobo-guará atropelado na BR-116, em Muriaé, RJ

Corpo de Bombeiros resgata lobo-guará atropelado na BR-116, em Muriaé, RJ

Um lobo-guará foi atropelado neste domingo (12) na BR 116, próximo ao bairro Bela Vista. O impacto foi tão forte que o animal foi jogado dentro da canaleta, às margens da rodovia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e utilizou técnicas de salvamentos para animais selvagens.

O lobo-guará foi imobilizado e teve uma pata fraturada. Ele foi levado ao Centro de Zoonoses de Muriaé onde recebeu o atendimento do veterinário Igor de Oliveira, responsável pela coordenação do departamento.

nesta terça-feira (14) o lobo-guará será levado para o Centro de Triagem do Ibama, em Juiz de Fora, especializado em animais selvagens.Depois de recuperado, será novamente solto à natureza.

Sobre o lobo-guará

O lobo-guará é o maior canídeo da espécie. Mesmo ameaçado em extinção, é comum vê-los às margens das rodovias que cortam Muriaé, principalmente próximo a Serra do Brigadeiro, onde há a maior concentração da espécie na região.

Segundo especialistas, um dos motivos da aparição de espécies ameaçadas em extinção no perímetro urbano é devido o aumento do desmatamento, em que eles são obrigados a saírem para procurar alimentos. Suas aparições costumam ser ainda mais frequentes no período de queimadas.

Mesmo sendo animais selvagens, são raras as ocorrências de ataques a seres humanos. Sua alimentação baseia-se em pequenos animais e frutas.

De acordo com as autoridades ambientais, a recomendação é ao avistar o animal, manter distância e nunca agredi-lo. Geralmente os animais fogem ao perceber a presença de seres humanos.



Fonte : Rádio Muriaé

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.