Defensores da causa animal levantam debate sobre maus-tratos a cavalos em Dourados, MS

Defensores da causa animal levantam debate sobre maus-tratos a cavalos em Dourados, MS
As entidades de proteção dos animais recebem denúncias constantes de animais em condições de negligência - Crédito: Divulgação

Defensoras da causa animal da cidade de Dourados criaram um grupo com objetivo de unir forças pela criação de uma frente parlamentar em defesa dos animais. No contexto desse debate, os ativistas vão inserir o debate sobre maus-tratos contra cavalos no município.

“Criamos um grupo, a princípio de WhatsApp, com o objetivo de formar a frente parlamentar para unirmos forças na causa animal”, explicou Adriana Venâncio da Associação Refúgio dos Bichos. Segundo ela, o grupo é apartidário e também independente. “Estamos todos unidos na causa animal independente de associação, ONG ou ser protetor independente. Queremos fazer de forma mais unida possível”, diz.

 Grupo busca criação de uma lei que proíba tração animal na cidade
Grupo busca criação de uma lei que proíba tração animal na cidade

As entidades de proteção dos animais recebem denúncias constantes de animais em condições de negligência, sem alimentos, água e em condições físicas degradantes. A ativista Misma Ferraz disse que os grupos que realizam ações em prol dos animais têm “presenciado, quase que diariamente, equinos de carroças em condições lastimáveis (magros, alguns apresentado machucados, sendo chicoteados)”.

“Já passou da hora da criação de uma lei que proíba esse tipo de ‘condução’ na cidade de Dourados, pois ela vem causando sofrimento aos equinos”, defende a protetora. Os grupos esperam do poder público que sejam criados mecanismos para pôr fim a esse tipo de tração animal, formulando alternativas para os tutores desses bichos.

“Sobre os cavalos, sabemos que será uma luta a parte pois tem a questão cultural. Mas não podemos pincelar somente os maus-tratos do animal, já que o problema está afetando a cidade no geral, com carroça atravessando sinal vermelho, criança guiando carroça etc., cavalos esqueléticos”, aprofunda o debate Venâncio.

Adriana relata o exemplo de um conhecido dono de cavalo, morador de uma chácara, que anda em uma carroça pelas ruas da cidade. “Ele já sofreu acidente com essa carroça, arrumaram outra carroça e outro animal para ele. Ele está quase sempre dormindo em cima da carroça, é um perigo no trânsito e o animal, então, nem se fala”, desabafa.

Frente parlamentar pela causa animal

O grupo de protetores de animais foi recebido pela Câmara Municipal de Dourados no começo do mês de março, para propor a criação de uma frente parlamentar pela causa animal no município. Participaram da primeira reunião Karla Gomes, Márcia Ramos, Adriana V M Rios, Priscila Thronicke e Misma Ferraz.

As protetoras conseguiram participação no uso da tribuna livre da Câmara de Dourados para a sessão do próximo dia 28 de março, a partir das 15 horas. “Chegou a hora de mostrarmos nossa força e união. Precisamos estar no plenário da câmara nesse dia, com faixas e cartazes com fotos de animais maltratados. Precisamos lotar este dia”, convoca o grupo.

Fonte: O Progresso

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.