Feira de Inverno de Manitoba, no Canadá, minimiza acusações de crueldade contra animais

Feira de Inverno de Manitoba, no Canadá, minimiza acusações de crueldade contra animais
Uma imagem encontrada no site de Animal Justice mostra uma "disputa de bezerros". Na terça-feira, Animal Justice e o Winnipeg Humane Society (WHS) acusou a Feira de Inverno de Royal Manitoba de usar de crueldade animal para produzir entretenimento. (Fonte: HANDOUT/Winnipeg Sun)

Organizações de direitos dos animais estão acusando a Feira de Inverno de Royal Manitoba de usar de crueldade contra animais para produzir diversão e eles querem ver dois eventos planejados para este ano retirados da programação antes que a feira comece na próxima semana.

Na terça-feira, um comunicado à imprensa em conjunto de Animal Justice, um grupo nacional de bem-estar animal, e o Winnipeg Humane Society (WHS) disse que a feira, que é mantida em Brandon, e é um dos maiores eventos anuais agro cultural do Canadá, tem eventos planejados para este ano que constituem crueldade contra os animais.

A feira está marcada para acontecer entre 25 e 30 de março, e as duas organizações estão pedindo que o planejado “desafio celeiro”, que incluirá eventos do tipo “luta de bezerros” e “disputa de ovelhas”, seja interrompido imediatamente, por causa dos danos que eles dizem que aquelas atividades podem causar para animais jovens.

“Essas disputas são desnecessariamente cruéis, e estão cada vez mais em descompasso com os valores dos Manitobanos”, disse a especialista em bem-estar animal da WHS, Brittany Semeniuk, em um comunicado. “Disputas de bezerros e de ovelhas são eventos exploratórios que fazem com que os animais jovens experienciem medo e angústia, enquanto eles são perseguidos em torno de uma arena iluminada e desconhecida”.

Brittany Semeniuk especialista da Winnipeg Humane Society em bem-estar animal disse que os eventos de disputa do bezerro e de disputa de ovelha são exploratórios e "causam aos animais jovens experiências de medo e angústia" (Fonte: Linkdein / Winnipeg Sun)
Brittany Semeniuk especialista da Winnipeg Humane Society em bem-estar animal disse que os eventos de disputa do bezerro e de disputa de ovelha são exploratórios e “causam aos animais jovens experiências de medo e angústia” (Fonte: Linkdein / Winnipeg Sun)

A planejada disputa de bezerros verá jovens de 15 a 21 anos perseguindo e agarrando bezerros jovens e tentando remover um cabresto do pescoço do animal, enquanto o evento de captura de carneiros envolverá crianças de 5 a 8 anos sendo colocadas nas costas das ovelhas e tentando se segurar e permanecer em cima o maior tempo possível.

Animal Justice disse que ambos os eventos envolverão “agarrar” e “lutar” com animais e isso pode levar a “estresse realmente sério, medo e pânico”.

De acordo com Animal Justice e WHS, a feira já tinha realizado previamente o que era chamado de disputas de porcos e bezerros, mas elas foram interrompidas em 2022, depois que WHS e Animal Justice entraram em contato com as autoridades policiais e começara a criar conscientização pública sobre o que aqueles eventos implicavam.

Um poster de Winnipeg Humane Society (WHS) chamando a Feira de Inverno de Royal Manitoba a remover eventos da feira deste ano que eles dizem demonstrar crueldade contra animais. (Fonte: Winnipeg Humane Society / Facebook)
Um poster de Winnipeg Humane Society (WHS) chamando a Feira de Inverno de Royal Manitoba a remover eventos da feira deste ano que eles dizem demonstrar crueldade contra animais. (Fonte: Winnipeg Humane Society / Facebook)

A feira então não teve nenhum evento do tipo disputa animal em 2023, mas a Animal Justice e a WHS disseram que eles acreditam que o desafio do celeiro deste ano é simplesmente uma repetição de eventos do passado que eles dizem estavam usando crueldade para entretenimento.

“Dar um novo nome a esses eventos ultrapassados não faz nada para proteger os animais da crueldade”, disse Semeniuk.

As organizações também alegam que os eventos, se forem adiante, podem ser uma violação das leis de direitos dos animais no Canadá.

“As leis federais e provinciais são claras, é ilegal causar dor e sofrimento aos animais em nome do entretenimento”, disse Kaitlyn Mitchell, Diretora de Advocacia Jurídica de Animal Justice e advogada de Winnipeg, em um comunicado.

“Se a Feira de Inverno de Royal Manitoba escolher ir adiante com esses eventos cruéis, é nossa expectativa que os organizadores da Feira e os proprietários dos animais envolvidos serão responsabilizados por quaisquer violações à Lei de Cuidados com os Animais”.

Kaitlyn Mitchel Diretora de Advocacia Jurídica da Animal Justice e advogada de Winnipeg-based disse que ela quer ver a Feira de Inverno de Royal Manitoba derrubar dois eventos planejados para a feira deste ano e que ela diz que são cruéis para os animais (Fonte: HANDOUT /  Winnipeg Sun)
Kaitlyn Mitchel Diretora de Advocacia Jurídica da Animal Justice e advogada de Winnipeg-based disse que ela quer ver a Feira de Inverno de Royal Manitoba derrubar dois eventos planejados para a feira deste ano e que ela diz que são cruéis para os animais (Fonte: HANDOUT / Winnipeg Sun)

Na quarta-feira, Mark Humphries, o gerente geral da Exposição Provincial de Manitoba, uma organização não sem fins lucrativos que produz e administra a feira, negou as acusações de crueldade animal na feira de inverno e disse que haverá medidas tomadas na feira deste ano para ver todos os animais tratados com humanidade.

Ele disse que a feira atualmente funciona de acordo com a Lei de Cuidados com os Animais e expulsará qualquer participante flagrado de estar abusando de qualquer animal, e disse que o chefe veterinário da província (CVO) está convidado e esperado  para supervisionar a feira deste ano, como ele diz que o CVO fez no ano passado.

De acordo com Humphries, o CVO encontrou “zero” casos no evento de 2023 que constituíram crueldade contra animais e ele não espera que nenhum seja descoberto este ano.

Mark Humphries, diretor geral da Exibição Provincial de Manitoba, uma organização sem fins lucrativos que produz e executa a Feira de Inverno de Royal Manitoba, negou as acusações de crueldade animal na feira de inverno, e disse que haverá medidas adotadas na feira deste anos para ver todos os animais tratados humanamente (Fonte: HANDOUT / Winnipeg Sun).
Mark Humphries, diretor geral da Exibição Provincial de Manitoba, uma organização sem fins lucrativos que produz e executa a Feira de Inverno de Royal Manitoba, negou as acusações de crueldade animal na feira de inverno, e disse que haverá medidas adotadas na feira deste anos para ver todos os animais tratados humanamente (Fonte: HANDOUT / Winnipeg Sun).

Ele disse que aqueles que se opõem ao evento este ano também são bem-vindos para vir a feira e ver como os animais são tratados, embora ele disse que duvida que muitos irão.

“Muitas vezes as pessoas que estão fazendo a reclamação nunca foram a feira e não tem ideia do que acontece na feira ou como os animais são tratados, então é muito frustrante, disse ele.

Humphries disse que ele terá que discutir com o conselho da organização sobre as novas acusações, mas até quarta-feira dia 20 não havia planos de interromper o desafio do celeiro.

Ele ainda defendeu alguns dos eventos sob o escrutínio dizendo que as atividades incluindo cabresto, mover ou pastorear gado são parte da vida diária para muitos que vivem e trabalham em fazendas.

Em um e-mail, um porta-voz provincial confirmou que a CVO planeja estar presente na Feira de Inverno de Royal Manitoba em Brandon.

Por Dave Baxter / Tradução de Fátima C G Maciel

Fonte: Winnipeg Sun

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.