Governo do DF cria primeira delegacia especializada em crimes contra animais do país

Governo do DF cria primeira delegacia especializada em crimes contra animais do país
Delegacia é a primeira especializada do país DIVULGAÇÃO/ AGÊNCIA BRASÍLIA

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou nesta terça-feira (22) um decreto que cria uma delegacia especializada no combate aos crimes contra animais. A unidade é a primeira especializada em crimes contra animais do Brasil e será vinculada à Delegacia do Meio Ambiente (Dema). A decisão foi publicada no Diário Oficial.

A nova delegacia será sediada no prédio do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e será responsável pela investigação de crimes de maus-tratos a animais. Com a criação da unidade, a Dema deverá focar em crimes ambientais, como o parcelamento irregular do solo.

Segundo a Polícia Civil, o Distrito Federal registrou um aumento de 65% nos crimes relacionados a maus-tratos contra os animais no ano passado. Em 2021, Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto foram as regiões com o maior número de ocorrências.

Multa para quem atropelar e não socorrer animais

No mês passado, a então governadora em exercício Celina Leão (PP) sancionou uma lei que determina a obrigatoriedade da prestação de socorro aos animais atropelados na capital federal. A lei, publicada no Diário Oficial do DF, prevê multa de R$ 1.000 a motoristas, motociclistas e ciclistas que atropelarem um animal e se negarem a socorrê-lo (leia mais aqui).

Fonte: R7

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.