Homem é preso em flagrante em operação da PF e do Ibama por manter pássaros silvestres em cativeiro

Homem é preso em flagrante em operação da PF e do Ibama por manter pássaros silvestres em cativeiro
Em operação conjunta, Ibama e PF apreenderam três aves silvestres mantidas em cativeiro

Um homem foi preso em flagrante por manter pássaros silvestres em cativeiro sem a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), segundo a Polícia Federal (PF). A prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (3), no bairro de Mangabeira, na zona norte do Recife (veja vídeo abaixo).

VÍDEO: Em operação conjunta, Ibama e PF apreenderam três aves silvestres mantidas em cativeiro

De acordo com a PF, o homem preso em flagrante vai responder por crime ambiental e receptação, com penas que variam de 1 a 5 anos. Ele também deve pagar R$ 2,5 mil em multas.

Mais de 20 agentes participaram da operação, realizada pelo Ibama e pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, da PF.

Eles cumpriram três mandados de busca e apreensão: um em Mangabeira, onde foram encontradas as aves em cativeiro, e outros dois nos bairros de Ouro Preto, em Olinda, e Pau Amarelo, em Paulista, no Grande Recife.

Além da captura de animais silvestres, foram investigadas denúncias de fraude em sistemas de informática sob responsabilidade do Ibama e clonagem de anilhas.

O g1 perguntou ao Ibama as espécies dos pássaros apreendidos, para onde os animais foram levados e se existe relação entre o homem preso e a possível fraude no sistema de informática do Ibama, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.