Incêndio florestal provoca morte de animais silvestres e devastação da vegetação em Morro do Chapéu, BA

Incêndio florestal provoca morte de animais silvestres e devastação da vegetação em Morro do Chapéu, BA
Foto: Reprodução

Um incêndio florestal de grandes proporções ocorreu na última sexta-feira (27), entre os povoados de Mira Serra e Dias Coelho, em Morro do Chapéu, provocando a morte de centenas de animais silvestres. Uma equipe de bombeiros civis atuou no combate às chamas e conseguiu controlar o incêndio, mas ainda há risco de reativação do fogo no local.

Segundo o Jornal da Chapada, entre os animais mortos estavam cobras, lagartos e gambás. Além da fauna, o incêndio florestal ainda devastou uma extensa área de rica vegetação, ameaçou a fertilidade do solo e comprometeu a qualidade do ar na região afetada.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu, Lucas Oliveira, detalhou o cenário de destruição da fauna local. “A situação nas proximidades do povoado de Mira Serra foi extremamente crítica. Mesmo para nós, que temos experiência no combate a incêndios, foi doloroso testemunhar a perda de tantas vidas animais como resultado das chamas”, releva Lucas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A população local também pode contribuir com o combate aos incêndios, evitando queimadas desnecessárias, denunciando atividades suspeitas de queimadas ilegais e evitando realizar atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de altas temperaturas e ventos fortes.

Fonte: Mídia Bahia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.