Menina de 9 anos doa sua mesada para a causa animal, em Campo Bom, RS

Menina de 9 anos doa sua mesada para a causa animal, em Campo Bom, RS
Angélica Spengler/AG

“O meu sonho é ser protetora dos animais quando eu crescer” diz a campo-bonense Kauany de Lima Dias, de apenas 9 anos de idade, viralizou nas redes sociais (clique aqui) quando doou sua mesada para comprar ração para os animais necessitados.

No vídeo, publicado no Facebook da própria menina, ela diz que sonha em ajudar os animais de rua, principalmente os que foram abandonados e que estão sofrendo, mas enquanto ela não cresce, vai ajudando-os como pode. “A gente sempre bota umas moedas, que sobram do mercado, no cofrinho dela e ela vai juntando e juntando e daí compra as coisas que ela quer”, explica Cleonei Arruda Dias, 34 anos, pai da menina. “Ela nunca pensa nela. Qualquer dinheiro que ela junta, ela tenta ajudar quem precisa primeiro”, expressa a mãe, Karini de Lima Dias, 38 anos.

Assim, apesar das dificuldades financeiras que a pandemia impõe, Kauany juntou, ao longo do mês, R$ 17,00 e comprou 3kg de ração mista para ambos, gatos e cachorros, e distribuiu aos animais que estão em situação de abandono, na rua de sua casa. Ao todo, ela conseguiu ajudar seis animais que vivem aos arredores da casa e que, muitas vezes, os vizinhos revezam para alimentar.

O pai explica que em casa Kauany ajuda nas tarefas domésticas e se comporta bastante para receber a mesada. “Agora ela aprendeu a cozinhar miojo, ovo mexido e fazer café. Às vezes ela vem e me pergunta ‘ô pai, quer miojo?’ e mesmo que tenha outras coisas pra comer, só pra não dizer não pra ela, eu digo que pode fazer sim. E aos poucos ela vai fazendo por merecer”, comenta Cleonei.

Super-heroína dos animais

Tendo os cachorros e os gatos como seus animais favoritos, Kauany muitas vezes recolhe alguns da rua e tenta doar eles. A mãe conta que, esses dias, ela trouxe uma gatinha da rua pra casa e uma vizinha se interessou e já a adotou. “Se ela sabe que tem algum animalzinho abandonado, não importa onde seja, ela pega a mesadinha dela e vai lá comprar ração, ou algo que ele [o animal] precise, e doa”, relata Karini. “E quando ela vê alguém maltratando animais, ela é bocuda, vai lá e xinga as pessoas. E ela não tem medo de nada, ela já até se meteu no meio de uma briga de cachorro e gato pra separar eles”.

Sua inspiração principal é Kayanne Braga, fundadora da ONG Campo Bom pra Cachorro (CBC) e vereadora do município, o AG decidiu surpreender a menina e convidou a vereadora para acompanhar a reportagem que expressa: “Tenho grandes esperanças de que a Kauany faça parte da geração que trabalhará no bem-estar animal sem precisar se preocupar no controle populacional dos mesmos. As atitudes dela mostram que o bem pode se propagar, se as pessoas deixarem de pensar só em si e ajudarem de todas as formas de vida. Conhecer a Kau despertou a Kay criança que tem em mim, que sonhava com tudo que ela sonha, em um mundo mais justo e igualitário, sem crueldades”, diz Kayanne, que foi fazer uma visita a Kauany para parabenizá-la pela ação e, ainda, presenteou-a com sacos de ração para os animais que ela ajuda. “O meu sonho era conhecer a Kayanne pessoalmente e ser que nem ela quando eu crescer”, expressa a menina.

Fonte: A Gazeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.