MP investiga maus-tratos a animais e violação de direito da criança em rodeio no Ceará

MP investiga maus-tratos a animais e violação de direito da criança em rodeio no Ceará
Foto: Reprodução

Através da 3ª Promotoria de Justiça de Baturité, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apura informações de que um rodeio realizado no último fim de semana teria promovido maus-tratos a animais. De acordo com o órgão, também teriam ocorrido violações aos direitos da Infância e da Juventude e desrespeito às medidas sanitárias vigentes previstas em decreto estadual.

Maus-tratos a animais

De acordo com a promotora de Justiça titular da 3ª Promotoria, Alessandra Gomes Loreto, as condutas investigadas têm repercussão não só na seara penal, mas também na cível e na administrativa e o MP está trabalhando para identificar todos os responsáveis. “O caso envolve diversas violações de direitos, todas de atribuição da 3ª Promotoria de Justiça de Baturité, e já se verificou, de pronto, que o evento não cumpriu as medidas sanitárias exigidas. As demais denúncias estão sendo investigadas”, afirma Loreto, reforçando que a 3ª Promotoria de Justiça de Baturité segue apurando o caso com prioridade absoluta.

Rodeio no Ceará

Após denúncias de moradores, a Delegacia Regional de Canindé analisa as imagens de maus-tratos a animais durante um evento realizado em Baturité, no último domingo (6). O evento foi suspenso. Outro vídeo com crianças correndo nuas durante uma brincadeira no mesmo rodeio também surgiu.

Alexandre Freitas Martins, organizador do evento e dono da Baladeira Eventos, negou os maus-tratos e afirma que as gravações com as crianças peladas não foram realizadas nas apresentações dos eventos produzidos por sua equipe. Ainda conforme Alexandre, o vídeo das crianças é antigo e não foi em Baturité.

A Polícia informou que já tinha conhecimento dos vídeos que mostram as pessoas tentando derrubar os animais e agora também vai apurar as imagens das crianças, disse o delegado Jailton Rodrigues.

As imagens enviadas por moradores mostram quatro meninos dentro de uma arena, participando de uma brincadeira feita por um palhaço. Nos vídeos gravados no último domingo, na sede da cidade, bois e jumentos são cercados por um grupo de pessoas, que derrubam e imobilizam os animais no chão.

A Polícia Civil informou que investiga o caso. Os responsáveis pelo evento já foram identificados e intimados para prestar esclarecimentos.

Fonte: GCMAIS

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.