Operação resgata 216 animais silvestres em cinco cidades baianas

Operação resgata 216 animais silvestres em cinco cidades baianas
Aves forma encaminhadas para cuidado, sendo alimentadas e tratadas.

Entre os dias 6 e 8 de agosto, 216 animais silvestres foram resgatados na Bahia, através da Operação Azulão, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os animais foram resgatados nas cidades de Ribeira do Pombal, Banzaê, Nova Soure, Cícero Dantas e Paulo Afonso, situadas na mesorregião do Nordeste Baiano.

Segundo a PRF, durante as atividades os policiais flagraram com os detidos grande quantidade de aves aprisionadas em gaiolas sujas, bem como apetrechos como sacolas para esconder os pássaros e armadilhas.

Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal foram identificados e cada um, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente. Foram lavrados mais de 30 TCOs.

As aves foram encaminhadas para cuidados, sendo alimentadas e tratadas por equipes de veterinários, biólogos e demais profissionais capacitados. Alguns dos animais tinham condições de serem reinseridos na natureza e foram soltos em seus habitats ainda durante a operação.

O pássaro Azulão, que dá nome a Operação, é um animal que tem como habitat a região da caatinga e tem sido alvo constante do tráfico de animais silvestres, sendo capturados e levados para todo o país e até para o exterior por conta de sua beleza exuberante e seu canto diferenciado.

Fonte: A Tarde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.