“Passos importantes” são dados na substituição de pesquisas em animais

“Passos importantes” são dados na substituição de pesquisas em animais

O progresso dos pesquisadores é significativo na substituição, redução e refinação do uso de animais em seus trabalhos, de acordo com um novo relatório.

A UE (União Europeia) tem o objetivo de eliminar completamente a utilização de animais em pesquisas. Porém, a Comissão reafirmou, no ano passado, em resposta à petição de ativistas dos direitos dos animais, a intenção de que isso aconteça gradualmente à medida que alternativas estejam disponíveis.

“A comunidade científica tem tido progressos importantes no desenvolvimento de métodos de testes que substituam animais, impulsionados pelo financiamento da UE e pelos esforços de investigação colaborativa”, disse o relatório, publicado em 12 de março, pelo Centro Comum de Investigação, que é o serviço de provas da Comissão.

Liderança de laboratório do CCI

O CCI disse que o seu laboratório de referência na UE para alternativas aos testes em animais, o ECVAM (sigla em inglês), “está à frente desses desenvolvimentos, fornecendo orientações valiosas, estratégias de normalização e apoio na promoção de métodos prontos para a aceitação regulamentar.”

De acordo com o CCI, em 2023, os destaques desse trabalho incluíram a ECVAM conduzindo o seu maior estudo de validação em 18 métodos in vitro (com base em equipamento) para identificar produtos químicos que pudessem perturbar os sistemas hormonais em pessoas e animais.

“Disponibilizar bateria de testes não só evitará o uso de animais, como também preencherá lacunas de proteção relacionadas a produtos químicos perturbadores [hormonais]”, declarou o CCI. Os testes foram enviados à OCDE para consideração da inclusão nas diretrizes internacionais, à organização.

O ECVAM também se “envolveu intensamente” numa colaboração financiada pela UE em três projetos para desenvolver um “projeto” para a avaliação da segurança química que não faz uso de animais, de acordo com o CCI. A organização disse que a iniciativa da ASPIS envolve mais de 70 organizações científicas em toda a UE, Reino Unido e EUA.

Em outro componente, a CCI destacou o fornecimento de recursos educativos para substituição, redução e aperfeiçoamento de universidades e escolas. Estes incluem uma simulação de realidade virtual que desafia os alunos a realizar suas próprias experiências simuladas.

“O ECVAM deu passos significativos na promoção de alternativas aos testes em animais, tanto em investigação quanto em educação”, declarou o CCI. “Ao desenvolver recursos, realizar revisões e se envolver com as comunidades científicas e educacionais, o ECVAM contribui para mudanças em metodologias científicas mais humanas e relevantes.”

Por Craig Nicholson / Tradução Alan Dalles

Fonte: Research Professional News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.