Resgate de animais em Salvador (BA) tem aumento de mais de 100% durante a pandemia

Resgate de animais em Salvador (BA) tem aumento de mais de 100% durante a pandemia

O resgate de animais em Salvador aumentou de mais de 100% durante a pandemia. De acordo com dados do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), ligado à Guarda Municipal, de março a julho deste ano, foram 442 resgates, enquanto no mesmo período de 2019 foram 210.

Vídeo: Resgate de animais teve aumento de mais de 100% durante a pandemia na capital, diz a GCM.

Um desses animais foi jiboia, resgatada na manhã de segunda-feira (18), no Parque da Cidade.

De acordo com o André Ferreira, supervisor Interino do Gepa, além do afastamento da população dos locais públicos, por causa do isolamento social, o crescimento imobiliário tem sido um grande fator para o refúgio dos animais para as zonas urbanas.

“Primeiro, a questão da pandemia, do isolamento social. Essa área aqui, por exemplo, só para citar, em dias normais estaria com várias pessoas fazendo caminhadas, e agora você observa que está totalmente deserta. Isso contribuiu para o aparecimento de serpentes. Outro fator é a questão do crescimento imobiliário, crescimento da construção pesada, novas vias que estão sendo construídas aqui em Salvador, em cima do habitat natural desses animais. Aí, eles têm saído dos seus habitats, em busca de alimentação”, falou

Ferreira ainda destacou que a divulgação do trabalho do Gepa também acaba contribuindo para um maior número de ligações que eles recebem.

“A questão da informação, pela divulgação do nosso número, as pessoas têm mais consciência do que fazer ao se deparar com um animal silvestre, e tem aumentado o número de chamados e, automaticamente, aumentado o número de resgates” acrescenta.

O Gepa alerta que, ao encontrar um animal, a população não deve se aproximar. O recomendado é entrar em contato com o Gepa, com o objetivo de preservar a integridade física do animal e da população.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.