Seis pessoas envolvidas na morte de tubarão na Praia do Balbino, no Ceará, são autuadas por crime de maus-tratos

Seis pessoas envolvidas na morte de tubarão na Praia do Balbino, no Ceará, são autuadas por crime de maus-tratos
Tubarão morre após ser encontrado na Praia do Balbino, no litoral do Ceará

Seis pessoas envolvidas na morte de um tubarão na Praia do Balbino, em Cascavel, litoral do Ceará, foram identificadas e autuadas pelo crime de maus-tratos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e intimadas a depor na Delegacia de Crimes Ambientais do Ceará, onde vão responder por crime ambiental.

O caso aconteceu neste domingo (14), após o tubarão aparecer nadando na superfície do mar. Ele teria sido retirado do local e morto em seguida. Vídeos mostram o animal sendo puxado por um buggy, amarrado em uma corda. Em outras imagens o animal aparece agonizando na areia da praia com pedaços de madeira enfiados na boca.

Os seis envolvidos no crime foram identificados após investigações da polícia e do Ibama, com base nas imagens que foram divulgadas nas redes sociais e com diligências à praia onde o caso aconteceu. O total em multas aplicadas foi de R$ 4.300 e a pena é de detenção de três meses a um ano e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço pela morte do animal.

Seis pessoas envolvidas na morte de tubarão na Praia do Balbino, no Ceará, são autuadas por crime de maus-tratos
Tubarão morreu após ter sido retirado do mar no litoral do Ceará. — Foto: Divulgação

‘Pescadores comeram’
 
Uma testemunha que prefere não ser identificada disse que o animal foi retirado do local por pescadores para comê-lo. 

“O tubarão apareceu bem no rasinho, coisa muito rara. Muitos curiosos correram para olhar e filmar. Nesse mesmo momento, alguns pescadores chegaram e começaram a cercar o animal na intenção de pescar. Eles conseguiram, pescaram com muita dificuldade, por ser um animal de grande porte, mataram e pasmem: os pescadores comeram. Foi dividido para muitos pescadores que não estão com renda, pois as barracas estão fechadas”, afirmou uma testemunha. 

Nas redes sociais, a Associação dos Moradores do Povoado de Balbino disse que vai apurar os fatos ocorridos. “Nos comprometemos a apurar os fatos ocorridos na Praia do Balbino na manhã deste domingo e a tomar as medidas que julgarmos pertinentes. Não nos furtaremos da responsabilidade que nos cabe, enquanto associação reconhecida pela sua história de luta pelo bem-viver nestas terras”, afirmou a associação.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.