Sem contrato, Centro de Quelônios do Inpa faz campanha para obter comida

Sem contrato, Centro de Quelônios do Inpa faz campanha para obter comida
Jabuti está entre os quelônios do centro de estudos (Foto: Ibama/divulgação)

Desde janeiro, 300 animais que recebem cuidados no Cequa (Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia) do Inpa (Instituto de Pesquisa na Amazônia), em Manaus (AM), estão sem receber alimentação. São tartarugas, iaçás, tracajás, jabutis. Segundo a coordenação do Cequa, o motivo é a interrupção no contrato com a empresa fornecedora que até o momento não foi restabelecido.

“O contrato com a empresa fornecedora de alimentos atualmente está suspenso, e estamos esperando normalizar. O que nos informaram hoje é que essa situação será normalizada ainda nesta semana, por isso os animais precisam de doações para complementação da alimentação” disse Sabrina Menezes, coordenadora do Centro de Estudos.

Cequa pede ajuda para alimentar tartarugas. (Foto: Divulgação)
Cequa pede ajuda para alimentar tartarugas. (Foto: Divulgação)

Sem o fornecimento da alimentação, o Cequa iniciou uma campanha para receber doações de alimentos como melancia, mamão, abacate, tomate, qualquer proteína que possa servir para os bichos. As doações podem ser feitas no próprio Cequa, situado na Avenida Bem Te-Vi, Petrópolis, no Bosque da Ciência, no Inpa. Interessados também podem fazer contato pelos telefones 99237-8189 e 98202- 0686.

“Em busca de alternativas para socorrermos os animais, os estudantes e colaboradores do CEQUA buscaram medidas de contribuição e colaboração para os procedimentos de alimentação. Por meio desta, a coordenação do laboratório do Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia – CEQUA viabiliza e gentilmente solicita a contribuição e colaboração do público externo, viabilizando dar continuidade com as atividades”, escreveu o Cequa em nota.

O Inpa contestou a informação sobre a falta de alimentos e informou, em nota, que vai abrir um processo interno para investigar as informações veiculadas. O Instituto informa que a interrupção do contrato não aconteceu e os animais estão recebendo frutas, sem as verduras, situação que deve ser normalizada até o fim desta semana.

Confira a nota na íntegra:

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) informa que não houve quebra de contrato no fornecimento de alimentação para os animais e que abriu um processo interno para apurar as informações veiculadas. Verificamos que está havendo a entrega de frutas sem as verduras, mas amanhã a situação deve ser normalizada. Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com o manejo e a conservação da fauna e flora da Amazônia, e ampliação do conhecimento sobre o funcionamento da maior floresta tropical do mundo.

Fonte: Amazonas Atual

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.