Semma faz perícia em canil particular, em Santarém (PA), após denúncias de maus-tratos a animais

Semma faz perícia em canil particular, em Santarém (PA), após denúncias de maus-tratos a animais
Vizinhos relatam que os animais passam vários dias sem comer — Foto: Gleilson Nascimento/g1

Vizinhos de um canil denunciaram na tarde de quarta-feira (19), o tutor de cachorros da raça pitbull por maus-tratos. De acordo com eles, os animais ficam sozinhos na casa e sem se alimentar por vários dias, por isso acabam morrendo. Um morador gravou um vídeo que mostra um cachorro morto sendo abocanhado por outro. O caso aconteceu na avenida Rosa Passos, bairro Santana, Santarém, oeste do Pará. (veja o vídeo abaixo).

Órgãos ambientais foram acionados para verificar a situação. O tenente Jesus Pereira, da Polícia Militar Ambiental (1ª CIPamb), informou ao g1, que logo após receber a denúncia, uma guarnição foi ao local. No quintal da casa, os militares encontram 16 cachorros da raça pitbul. Um estava morto.

O tutor, que não teve o nome divulgado, não mora na residência onde os cães foram encontrados. À polícia, o homem informou que não sabia que havia um animal morto no local. Ele informou ainda, que criar pitbull para ele é um hobby. O homem foi conduzido ainda na noite de quarta (19) à delegacia de polícia para explicar a situação ao delegado e em seguida foi liberado.

VÍDEO: Vídeo mostra cachorro sendo devorado por outro

Ao g1, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) informou que foi realizada, na manhã desta quinta-feira (20), uma perícia no local. Apenas com a conclusão do laudo será possível afirmar se há ou não crime de maus-tratos. Mas a perita da Semma informou que foram encontrados alguns animais com sinais de desnutrição, e que o local está bastante sujo. Todos os 16 animais serão removidos do local pelos órgãos ambientais.

Os vizinhos relataram ao g1 que o tutor dos cães pagava uma pessoa para cuidar dos animais, mas ela teria sido demitida. Nessa época o funcionário cuidava bem dos bichos. Sem uma pessoa para cuidar dos cachorros, o dono só aparece a cada 4 dias.

Moradores disseram ainda, que o tutor não estaria alimentando os animais corretamente, e nem cuidando da limpeza do local. O que tem causado revolta e tristeza para a vizinhança.

“Eles passam a noite latindo, e isso não deixa a gente dormir. Graças a Deus que agora a situação vai ser resolvida”, disse um morador.

Por Gleilson Nascimento

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.